A tecnologia revolucionou nossas vidas e influenciou quase todos os setores, incluindo o fitness. Apesar de essa não ser normalmente a primeira coisa que os clientes percebem em uma academia, seu impacto no sucesso de um negócio é enorme.

De aplicativos a softwares de gestão, a tecnologia na academia está transformando o modo como funciona a indústria fitness. Devido aos desafios enfrentados no dia a dia das academias, é primordial utilizar estratégias capazes de vencê-los.

O fato é que quem não se molda a esse atual cenário pode prejudicar o seu negócio, já que grande parte dos seus concorrentes já a tem como grande aliada.

Se você acha que a tecnologia não tem utilidade em academias, continue a leitura. Neste post, mostraremos 6 vantagens de se investir nela. Confira!

1. Engajamento dos alunos

Um aplicativo de treino no celular, por exemplo, pode ser bastante interessante no contexto atual. Com ele, é possível deixar de lado as fichas de papel com os treinos, o que se traduz em economia de insumos para a sua academia.

Um aplicativo possibilita, ainda, um maior engajamento com o aluno. Por meio de mensagens pushing, é possível estar conectado com o seu público onde ele estiver.

Quando os processos são automatizados, torna-se também mais fácil ter um bom relacionamento com o cliente. Assim, é possível reconhecer alunos que tenham a intenção de cancelar o seu plano e realizar alguma ação para evitar que isso ocorra.

Usar a tecnologia nas etapas de comunicação com eles também transmite uma impressão de maior confiança e profissionalismo. De modo resumido, esse é um modo de demonstrar preocupação com todos e também manter um canal de comunicação aberto.

2. Potencialização dos resultados

A tecnologia pode ser usada para monitorar a atividade e os resultados dos membros, garantindo que eles recebam a melhor experiência de condicionamento físico possível.

Assim, viabilize uma nova experiência de treinos, com vídeos tutoriais dos movimentos e a ficha de exercícios. Lembre-se: o aplicativo é apenas mais um instrumento para conectar o aluno e os profissionais na busca pelos resultados almejados.

3. Melhora da experiência proporcionada

Investir em tecnologia oferece uma experiência bastante positiva para o cliente e pode fazer toda a diferença no seu indicador NPS. Caso a sua academia não faça uso dessa metodologia, é muito importante levá-la em consideração, a fim de analisar melhor a experiência de seus alunos.

Além disso, uma ótima maneira de se fazer presente na rotina de treinos do aluno é estar presente nas redes sociais. Lembre-se de utilizar o Instagram e o Facebook frequentemente e faça o compartilhamento de dicas que poderão ser úteis para o seu público, além de conteúdos a respeito da academia, como aulas disponíveis e horário de funcionamento.

4. Facilidade na hora de cobrar a mensalidade

Geralmente, é bastante constrangedor cobrar a mensalidade de um aluno. Porém, você pode evitar essa situação de modo bem simples e prático, com a ajuda da tecnologia. A utilização de catracas biométricas tem auxiliado muito os gestores do setor. Com elas, você consegue ter controle do acesso de pessoas à sua academia.

Caso um aluno não esteja com a mensalidade em dia, de forma automática, a catraca informa, comunicando a ele que é preciso renovar a sua matrícula.

Isso evita muitos constrangimentos para o aluno e para quem fica na recepção, pois não é preciso comunicar à pessoa que ela não pode entrar nas dependências da academia devido à falta de pagamento.

5. Controle eficiente dos processos e economia de tempo

Hoje em dia, já estão disponíveis no mercado muitos softwares de gestão direcionados para academias, permitindo aos gestores ter uma visão holística de tudo o que ocorre no negócio. Desse modo, quando é contratado um sistema de gestão, é possível otimizar o seu tempo, centralizando todas as atividades administrativas em um lugar.

Será possível acessar, por exemplo, relatórios sobre a frequência de alunos, o controle de vendas e a situação financeira do estabelecimento — e, assim, abandonar as planilhas mais que ultrapassadas.

Além disso, a tecnologia na academia viabiliza a melhor gestão de pagamentos, fazendo lançamento das cobranças diretamente aos alunos, tanto no cartão de crédito como gerando novos boletos. A partir das datas em que foram realizadas as matrículas, o software consegue fazer o processamento de todas as pendências.

Assim, por meio de um sistema de gestão para academias, documentos importantes poderão ser reunidos e organizados em apenas um lugar. Desse modo, torna-se possível também focar em atividades mais estratégicas, capazes de impulsionar os resultados do seu negócio.

6. Controle de alunos

Fazer o registro de novos alunos e eliminar os que cancelaram suas matrículas é parte primordial da administração de qualquer academia. Normalmente, esse processo é realizado por meio de formulários de cadastro e de planilhas. Todavia, com uma enorme quantidade de clientes, isso pode dificultar o gerenciamento como um todo.

O softwares de automação viabilizam a geração de formulários digitalizados para que novos registros sejam feitos, centralizando esses dados em um painel digital. Dessa forma, novos clientes serão adicionados de forma automática ao documento de controle.

Já alunos que estiverem inativos podem ser filtrados e terem suas informações apagadas mais facilmente — aliás, todo esse processo pode ser feito de forma automática, se as regras utilizadas forem bem determinadas.

Além disso, é possível ter o controle de frequência de cada aluno, possibilitando o envio de mensagens para motivá-lo e também conseguir identificar as causas de ausências. Com a ferramenta, o atendimento torna-se muito mais rápido.

Como vimos, são muitos os benefícios da tecnologia na academia. Nesse contexto, vale ressaltar: para que ela seja executada de forma eficaz, identifique sua segmentação de mercado. Quando se trata da implementação da tecnologia voltada para o condicionamento físico, saber quem são seus clientes torna-se ainda mais importante.

Nosso post foi útil para você? Então, aproveite e compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também fiquem por dentro do assunto!