Você sabe quanto custa manter a sua empresa funcionando? Já parou para pensar que os custos com contas fixas, produção e mão de obra poderiam ser reduzidos?

Mesmo vendendo bem, algumas organizações acabam não lucrando como deveriam, afinal parte da verba vai para os custos internos. Para mudar essa situação, uma solução interessante é investir na redução de desperdícios nas empresas.

Medidas simples podem trazer resultados significantes. Não acredita? Então continue a leitura e conheça algumas dicas para reduzir os desperdícios em sua corporação e aumentar a saúde financeira do negócio. Confira!

Importância do consumo consciente

Um dos maiores causadores de desperdícios em empresas é o consumo exacerbado. Desperdícios de papel, água, energia, verbas para eventos empresariais, a lista é grande. No fim do mês, a soma de todo esse consumo gera um prejuízo enorme que poderia ser evitado.

Para combater esse tipo de desperdício, é preciso realizar um trabalho de conscientização dentro da corporação. Muitos funcionários acreditam que o fato de a empresa ter bastante dinheiro em caixa torna desnecessário o cuidado com a economia, e é isso que precisa ser trabalhado.

As palestras e workshops podem ser uma excelente opção para incutir na mente do colaborador a importância da economia empresarial. Algumas premiações para as metas atingidas podem ser oferecidas como incentivo no início do processo.

Produção equilibrada para reduzir o desperdício

No caso de indústrias e varejos, além dos custos de escritório, existe também o desperdício devido a produção exagerada.

Organizações que não realizam um controle de estoque estão mais propensas a desperdiçar recursos com altos custos de logística, perda de produtos (principalmente os perecíveis) e mão de obra desnecessária.

A melhor maneira de otimizar a produção é trabalhar com planejamentos que levem em consideração o número de vendas, o tempo de produção e o período em que o produto deverá permanecer em estoque. Para isso, é muito importante que as áreas de estoque, vendas e atendimento estejam interligadas.

Organização do ambiente de trabalho

Já parou para mensurar quanto tempo os colaboradores perdem procurando ferramentas ou equipamentos?

Pode parecer exagero, mas a desorganização gera atrasos na produção, custos com reposição de equipamentos extraviados e ociosidade de pessoal, principalmente se o trabalho de um colaborador depende de outra pessoa.

Mantenha uma fiscalização ativa no ambiente de trabalho, crie normas para que ferramentas sejam sempre devolvidas ao local correto e o ambiente de trabalho seja limpo ao final do expediente.

Desta forma, as equipes iniciarão o trabalho mais rapidamente e ninguém perderá tempo procurando aquela chave que sempre some.

Mapeamento do fluxo de trabalho para a redução de gargalos

Todas as ações dentro de uma empresa precisam ser devidamente mapeadas por meio da automação comercial. É preciso ficar bem claro quais são as responsabilidades de cada colaborador e como ele deve agir nas mais diversas situações. Isso garante uma padronização interna e facilita a implementação de novos funcionários.

Além disso, quando se sabe exatamente como funciona o processo em uma empresa, é possível identificar e corrigir métodos ineficientes e gargalos, tanto na linha de produção como no tempo de contato com o cliente.

Com essas medidas a sua empresa conseguirá economizar tanto em tempo e mão de obra quanto em dinheiro. Assim, poderá aproveitar possibilidade de novos investimentos com o budget economizado, seja na expansão ou na melhoria do relacionamento com os colaboradores.

Agora que você já descobriu o que pode ajudar na redução de desperdícios nas empresas, compartilhe esse post com outros gestores em suas redes sociais para que eles também implementem essas melhorias.