Buscar meios de como ser mais competitivo no mercado é uma necessidade comum no mundo dos negócios. Em meio a esse cenário, as empresas que atuam no setor alimentício precisam se superar a cada dia para manter a competitividade com os concorrentes locais.

Tomemos como exemplo um supermercado que está fortalecendo a marca regionalmente, atendendo a alguns municípios do estado. À sua volta estão os:

  • comércios tradicionais da cidade;

  • outros supermercados em expansão;

  • atacadistas;

  • grandes empresas do mercado.

É preciso muito trabalho e criatividade para enfrentar tamanha concorrência na conquista por clientes. O mesmo acontece com os pequenos comércios que têm de competir não somente com os demais da categoria, mas com os próprios supermercados.

Independentemente de qual seja a posição do seu negócio no mercado alimentício, apresentamos a você quatro ideias para fazer dele um diferencial e atrair o consumidor. Confira!

Siga as principais tendências do ramo

Seja o seu produto pertencente a um nicho, seja abrangente ao público geral, há tendências surgindo a todo o momento para estimular o consumidor de diversas maneiras. Em muitos casos, são essas novidades que fazem a diferença na tomada de decisão do cliente.

Os restaurantes, por exemplo, ganharam a possibilidade de implantar cardápios eletrônicos, tornando o processo de pedido mais rápido, eficiente, barato (para a empresa, visto que ela reduz a necessidade de funcionários) e cômodo (para o cliente, que faz o pedido quando quiser, instantaneamente).

A integração entre canais físicos e online é, por sua vez, uma tendência que cresce aos olhos do varejo. Entre tantas facilidades que ela possibilita, destaca-se o modelo store pick-up, o qual permite ao consumidor efetuar a compra pelo site e retirá-la no estabelecimento, economizando o tempo que seria perdido na fila do caixa.

Construa uma identidade para a marca

Ao analisarmos qualquer amostra de marcas de sucesso, perceberemos que o genérico não estará entre elas. Isso porque a identidade é um poder que a empresa tem para conseguir a atenção e, mais importante, a fidelização do público.

Como a construção de identidade da marca é feita na prática? Vamos supor que Geraldo, proprietário de uma padaria, queira que a sua empresa transmita algo para o público. Para isso, é importante reformular o modus operandi do estabelecimento, a confecção do produto e a decoração.

Se a marca deve ser inserida a um estilo de vida, ela pode usar ingredientes diferenciados nas receitas. Caso a ideia seja promover facilidades para quem leva uma rotina agitada, uma opção é implantar um processo rápido de compras. Se o propósito é manter os clientes no estabelecimento, o ambiente precisa ser aconchegante.

Proporcione atendimento de excelência

O atendimento deve ser encarado como os princípios da empresa colocados em prática, trazendo sentido aos valores que a marca se propõe a entregar. Um bom atendimento é aquele que desperta no cliente a vontade de entrar no local, permanecer nele por mais tempo e voltar em outra oportunidade.

Treinar os funcionários é, sem dúvidas, um grande passo para fazer do ótimo atendimento realidade. Contudo, é interessante que eles se sintam engajados com o propósito da empresa — o que envolve aspectos motivacionais.

Invista em estratégias de marketing

É possível que o seu negócio tenha aplicado algumas das ideias mencionadas até aqui, mas a questão de como ser mais competitivo permanece em aberto devido a resultados abaixo da expectativa. O problema é que faltaram boas campanhas de marketing para divulgar o diferencial da empresa.

Com o enorme crescimento no uso de internet (alavancado pelos dispositivos móveis e redes sociais), o marketing digital começou a propiciar novas oportunidades para oferta de conteúdos, vendas e relacionamento com o cliente. Deixá-las de lado significa perder espaço para a concorrência.

Ao seguir nossas dicas de como ser mais competitivo no setor alimentício, não temos dúvidas de que o seu negócio passará a fazer diferença na vida do cliente, resultando no fortalecimento da marca e potencial de lucros. Já sabe por onde começar? Que tal avaliar os recursos tecnológicos à disposição para tornar suas iniciativas mais eficientes?

Lembrando que, para receber novos conteúdos instantaneamente na sua conta de e-mail, basta assinar a nossa newsletter. É rápido, fácil e gratuito!