Sabendo que vender é o verbo que todos os comerciantes querem sempre pronunciar, nada é melhor do que aplicar algumas ações em seu negócio que se revertam no aumento do faturamento, certo? Pois é disso que trataremos neste post.

Se você está na dúvida sobre como conquistar clientes, vamos ajudá-lo a mudar a situação do seu negócio, além de contribuir com a fidelização de quem já está consumindo em sua padaria ou supermercado. Continue lendo e deixe a concorrência para trás diante de um mercado altamente competitivo!

Inove para atrair clientes

A inovação é fundamental para se destacar no mercado — e, em supermercados e padarias, isso vem na forma de mix de produtos e serviços diferenciais direcionados aos clientes. Então, aumente o número de marcas e variedades (como mercadorias sem glúten ou orgânicas, por exemplo), atendendo a pessoas com diversos estilos de vida.

Além disso, vale a pena criar campanhas de fidelização, como cartões promocionais, distribuição de brindes, sorteios… Enfim, use a criatividade para que os consumidores sejam sempre surpreendidos!

Explore o marketing boca a boca

Após inúmeras mudanças no mundo mercadológico, ainda nenhuma campanha foi mais forte do que o marketing boca a boca. Aliás, com a disseminação das redes sociais, esse é, definitivamente, o campeão na atração de novos clientes.

Por isso, é imprescindível que o seu supermercado ou padaria tenha produtos de qualidade, excelente atendimento, agilidade nas entregas e um ambiente agradável. Com isso, ao se sentirem bem e avaliando positivamente a experiência de compra, seus clientes influenciarão várias pessoas próximas a experimentar o mesmo, gerando um efeito bola de neve.

Esse, inclusive, é um aspecto que todo empreendedor precisa priorizar, investindo no bom relacionamento com os fregueses. Em outras palavras, faça com que eles sintam-se em casa.

Divulgue ofertas exclusivas pelas redes sociais

Não há como negar a grande influência da internet em nossas vidas, concorda? Diante desse grande nicho de mercado, publicar informações ou ofertas exclusivas nas redes sociais do seu supermercado ou padaria é algo que deve fazer parte da rotina.

Quanto a isso, vale o de sempre: para conquistar clientes, desbanque a concorrência. Então, explore um determinado produto que tenha grande saída e faça uma promoção relâmpago por um dia, com um valor irresistível!

Ao se interessar pela oferta, o cliente certamente chegará em seu estabelecimento e ficará atraído por outros bens de consumo, como alimentos fresquinhos colocados logo na entrada. Afinal, quem resiste a um cheirinho de pão fresquinho ou àquele bolo de fubá de dar água na boca?

Ofereça soluções completas

Além de encontrar o que procura, o seu público quer poder resolver suas próprias demandas. Então, se você está interessado em aprender como conquistar clientes, não deixe de ter seções voltadas para pratos específicos.

A ideia é facilitar a vida do consumidor, otimizando o seu tempo. Para isso, segmente as áreas, ordenando os produtos quanto à sua necessidade ou demanda. Um exemplo é deixar as massas próximas dos molhos, e as carnes, do arroz e do feijão.

Identifique as áreas de maior destaque em sua loja

As prateleiras do seu negócio podem ser comparadas às páginas de uma revista: existem as sérias, as supérfluas, as que vendem anúncios e as mais cobiçadas. O mesmo vale para supermercado ou padaria.

Kits promocionais, como os “leve mais por menos”, e mercadorias com grandes descontos podem ser um excelente meio de atração. Então, tenha sempre uma disposição mais clara desses produtos, de forma a incentivar o seu consumo.

Veja como lidar com vários tipos de clientes

Bom, diante da grande quantidade de pessoas que entram e saem dos supermercados e padarias, é fundamental saber lidar com todos os tipos de personalidade para conquistar cada vez mais clientes.

Ofereça treinamentos aos seus colaboradores, para que eles não percam a paciência com ninguém e saibam lidar com todos os diferentes tipos de cidadãos — do irritado ao satisfeito, passando pelo crítico, o ansioso, o confuso, o grosseiro e o bem-humorado. Assim o seu negócio ficará na vanguarda das vendas, melhorando a lucratividade e ainda sendo referência de fidelização do público!

Gostou do post? Agora que sabe como conquistar clientes, aproveite para conhecer como funciona o posGo, esse meio mais atraente e seguro de pagamento!