Nesta postagem vamos relacionar para você dicas práticas sobre como aumentar as vendas. Focamos em ações que podem e devem ser aplicadas em pequenos negócios que, na maioria das vezes, têm necessidades bem diferentes dos gigantes do mercado.

A maioria das empresas brasileiras convive com alguns dos problemas de vendas que listamos abaixo e, se você focar no que mais impacta no seu negócio, certamente observará resultados imediatos. Então, confira as sugestões que listamos!

Conheça o seu cliente

Esse ponto costuma ser levantado com frequência. Porém, queremos abordá-lo de uma forma diferente. O conhecimento sobre o seu cliente precisa ir além do convencional e ajudá-lo a identificar “sacadas” que garantem vantagem competitiva.

Por exemplo, você certamente já conhece as cafeteiras da Nespresso. Elas ganharam mercado ao perceber que as pessoas adoravam o sabor do café expresso, mas que o preço das máquinas era proibitivo. O que fizeram? A empresa se concentrou em vender as cápsulas de café, e não o equipamento. O sucesso foi imediato.

Ou seja, conhecer o cliente não significa apenas chamá-lo pelo nome e saber de outros detalhes, mas abandonar a visão de usuário e assumir a de empresário. O usuário pensa no negócio a partir da visão que ele tem, o empresário usa a visão do cliente para entender o problema que ele enfrenta e elaborar uma solução para resolvê-lo.

Adote o upselling

Você pode crescer aumentando a quantidade de clientes, comprando empresas concorrentes ou vendendo mais para os clientes que já tem. O upselling é uma estratégia que trabalha com a última opção.

Mais do que oferecer um produto adicional para o consumidor, ela se caracteriza por elaborar um modelo que permite fazer isso com sucesso. Comece identificando porque alguns clientes compram mais itens do que outros e elabore uma estratégia para estimular essa prática.

Você pode oferecer cupons de desconto, se trabalha com varejo pode procurar rever o posicionamento de produtos complementares na loja, trabalhar o hábito para que a sua equipe ofereça alternativas de compra e adotar outras medidas do tipo.

Promova o seu negócio

Costumamos ligar o termo promoção às campanhas de desconto. Elas são ótimas para aumentar as vendas, mas promover significa divulgar.

Pois bem, por mais que todo empresário tenha consciência de que não adianta ter o melhor produto se ninguém souber disso, sempre tem algum detalhe que pode ser revisto.

Principalmente em situações de crise econômica, muitos empresários reduzem os custos com o cancelamento de atividades promocionais e demoram para voltar ao ritmo normal.

Quando o orçamento não permite investimentos é preciso ser criativo e buscar formas alternativas de divulgação para garantir que as pessoas saibam que o seu negócio existe.

Planeje e profissionalize sua operação

Já parou para pensar como é o seu processo de vendas? Muitas empresas não têm um modelo de operação elaborado e, por isso, não sabem por onde começar para melhorar as vendas. Se você define quais são os passos do processo comercial, estabelece um padrão e cria uma referência para a equipe sobre como devem trabalhar.

Depois do processo rodando, fica mais fácil de observar o que não está funcionando, aplicar ações para corrigir eventuais problemas e identificar demandas de treinamento.

Invista na tecnologia

Grande parte do esforço de aumentar as vendas está relacionada à produtividade.

Se você consegue atender 10 clientes por dia e passar a atender 20 com a mesma qualidade, vai dobrar suas vendas — e nada contribui mais para a produtividade do que a tecnologia. Além disso, ela é uma boa forma de economizar, pois o investimento costuma ser bem menor do que o resultado proporcionado.

Os recursos tecnológicos automatizam processos e as inovações do setor estão cada vez mais acessíveis para que pequenos negócios. Eles ajudam a identificar como aumentar as vendas com base em informação, a melhorar os processos comerciais e a aumentar a produtividade.

Para que isso fique mais claro, separamos uma postagem complementar para você. Confira a publicação Afinal, o que é bemacash?” e tire todas as suas dúvidas!