Em um cenário competitivo, a necessidade de aumentar a produtividade afeta desde pequenos negócios até grandes corporações. Por esse motivo, o empreendedor deve estar preparado para utilizar os avanços tecnológicos como aliados na busca por melhores resultados.

O funcionamento do sistema de gestão integrado engloba diversos processos, desde o planejamento de compras até o controle da folha de pagamento. Desse modo, o ganho de agilidade e confiabilidade das informações representam vantagens significativas.

Portanto, preparamos este conteúdo para destacar a importância de software e equipamentos especializados. Confira!

Como a automação pode aumentar a produtividade?

Em primeiro lugar, é importante reconhecer que o crescimento econômico de um negócio pode ser obtido com esforços gerenciais combinados com investimentos em automação. O setor de varejo, por exemplo, depende do elemento humano, porém é possível implementar soluções voltadas para o aumento da produtividade.

O controle de estoque, que tem impacto direto na experiência do cliente, pode ter a sua precisão otimizada com o registro de saída baseado nos produtos que passam pelo caixa.

Além disso, o atendimento ao cliente se torna mais ágil, pois os produtos podem passar pelo leitor de código de barras. Essa medida também evita erros de cálculo na apuração dos preços.

Qual é o papel da automação na redução de custos?

Está claro como a automação tem relação direta com a competitividade no mercado. Porém, é importante reconhecer o seu papel para a progressiva redução de custos. A tecnologia contribui para a gestão do estoque baseada no nível de consumo, o que evita a perda por expiração e o desperdício de mercadorias. Já a adoção de etiquetas e equipamentos de monitoramento diminuem os casos de furto nas lojas.

Powered by Rock Convert

Até mesmo o processo de pagamento das compras representa uma oportunidade de economia com os aparelhos de “self check-out”, no qual o cliente é responsável por escanear as suas compras e concluir o pagamento. Essa é uma tecnologia que está em crescimento em supermercados, pois a sua presença diminui a necessidade de operadores.

Quais as vantagens de implementar a automação de processos?

Existem dois principais benefícios que se destacam com a automação de processos no varejo. O primeiro deles tem relação com a gestão da informação e a redução de erros. Com a implantação de um sistema, é possível:

  • emitir documentos fiscais;

  • calcular o custo de aquisição;

  • verificar a necessidade de reposição de estoque;

  • determinar a margem de lucro e o preço de venda.

Ainda sob o ponto de vista de softwares, essa ferramenta possibilita a tomada de decisão, pois fornece informações claras e relatórios sobre o desempenho do empreendimento. Liberando, assim, o gestor para se dedicar aos aspectos estratégicos.

O segundo fator está relacionado ao relacionamento e à fidelização dos clientes. Promoções e cupons de descontos oferecidos mediante cadastro oferecem uma fonte de dados sobre os padrões de consumo.

Desse modo, é possível planejar estratégias de marketing com maiores chances de sucesso, pois se baseiam no comportamento dos compradores.

A obtenção do lucro, muitas vezes, pode ser obtida com técnicas que têm o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar o desempenho da operação. Por esse motivo, o setor varejista só tem a ganhar com investimentos em tecnologia e com a qualificação dos serviços prestados.

Agora que você já conhece mais sobre a importância da automação, que tal conhecer as nossas soluções? Entre em contato e confira como podemos ajudar o seu negócio a crescer.

 

Powered by Rock Convert