Com a taxa de desemprego nas alturas, muitos empreendedores têm tomado a iniciativa de buscar o sonho de começar um negócio próprio.

No entanto, o medo, a incerteza e a insegurança são sentimentos que as pessoas experimentam quando consideram a ideia de abrir sua própria empresa. É comum que empreendedores de todas as idades e com vários níveis de experiência tenham diversas dúvidas.

Por isso, neste artigo, vamos trazer alguns questionamentos que eles sempre têm e apresentar uma resposta que venha solucionar seus problemas e contribuir para uma melhor tomada de decisão. Vamos lá?

É necessário ter uma reserva financeira antes de começar um negócio?

O cenário ideal para começar um negócio é entrar em um banco e receber um empréstimo ou atrair um investidor anjo. Porém, essa realidade não é para todos, e os empreendedores sem patrocínio precisam iniciar seus negócios de qualquer maneira.

É importante começar a empresa com um capital de giro, pois ela já nasce com diversos custos fixos, como água, energia, internet, impostos, pagamentos de funcionários, entre outros. Com esse capital, você poderá investir para que o negócio cresça de forma gradual e constante, conquistando sua carteira de clientes e gerando lucro.

Como diferenciar finanças pessoais e da empresa?

Frequentemente, empreendedores misturam negócios com finanças pessoais. Por mais que eles pareçam a mesma coisa, é essencial dividir essas duas partes de sua vida.

Manter bons registros da sua empresa lhe dará as evidências de suas despesas e receitas comerciais, se você for auditado, além de facilitar o cálculo de impostos e lucros.

O indicado é ter duas contas bancárias, uma para a pessoa física e outra para a jurídica e, mensalmente, retirar sua própria remuneração, separando sua vida pessoal dos gastos do negócio. Assim, todas as suas receitas e despesas da empresa estarão em um só lugar, facilitando a manutenção de registros e mantendo um bom controle contábil.

É preciso começar o negócio com um sócio ou é melhor dar os primeiros passos sozinho?

Ter um sócio pode representar muitas vantagens assim como também desvantagens. A parceria com alguém pode lhe dar acesso a uma ampla gama de conhecimento para diferentes áreas do negócio. Outra pessoa também pode ter mais conexões estratégicas para atrair potenciais investidores e conseguir mais capital para expandir a empresa.

Ter um sócio pode não apenas torná-lo mais produtivo, mas também proporcionar facilidade e flexibilidade para buscar mais oportunidades de negócios.

No entanto, uma série de problemas podem ocorrer, o que dificultaria o trabalho com um sócio. Por exemplo, conflitos podem surgir de diferenças de opinião ou de esforços desiguais colocados no negócio.

Conforme as circunstâncias mudam no futuro, você ou seu parceiro pode querer vender o negócio. Isso apresenta dificuldades se um dos parceiros não estiver interessado em vender.

Se um sócio entrar ou sair, você provavelmente terá que avaliar todos os ativos da parceria e isso pode custar caro. Por isso, avalie cuidadosamente todas as vantagens e desvantagens de uma sociedade em relação à sua situação financeira e mentalidade.

Como otimizar meu tempo e tomar decisões mais acertadas?

Hoje em dia, a automação de processos de negócios é uma ferramenta que economiza tempo e aumenta a produtividade da sua empresa. 

Com a automação de processos de negócios, os clientes receberão o mesmo padrão de atendimento em todas as interações, o que é benéfico para a fidelização.

Além disso, investir em tecnologia pode reduzir os custos. Ao minimizar os erros e potencializar a eficiência da equipe, é possível ter uma diminuição nos gastos e, ao mesmo tempo, melhorias na receita.

Se você está buscando maneiras de simplificar os processos de negócio, a primeira etapa é avaliar as empresas que oferecem sistemas automatizados eficientes. Um bom parceiro de negócios deve ter habilidades que apoiam e complementam as suas.

Boas empresas, como a Luz Automação, precisam ajudar você a tomar decisões, definir metas e impulsionar o seu negócio. Isso lhe dará uma boa ideia de que você deseja atingir em suas iniciativas e como começar um negócio de forma lucrativa.

E você, gostou das dicas de como começar um negócio? Consulte nosso site e veja como podemos ajudar você a automatizar o seu comércio!