Controlar o registro de entrada e saída dos funcionários é uma questão básica para qualquer empresa. Afinal, esse é um instrumento legal que assegura os direitos de ambos os lados. Com o ponto digital biométrico, a empresa ganha muitos benefícios, ainda mais se o compararmos a outros modelos oferecidos no mercado hoje em dia. Aqui, você verá como essa pode ser a solução ideal para o seu negócio.

Claro que nem tudo tem somente vantagens, o registro de ponto digital que não conta com a biometria também é uma excelente opção se comparado com a ferramenta que o antecede, o antigo quadro de ponto com os cartões que ficavam na própria organização. Entretanto, com o ponto digital, é possível otimizar o controle de ponto na empresa, automatizando diversas atividades.

Confira agora os principais motivos para você contar com o ponto digital biométrico. Boa leitura!

Evite as fraudes no registro com o ponto digital

Dependendo da sua idade e das empresas nas quais já trabalhou, talvez seja familiar para você o hábito de alguns empregados que pedem para que os colegas batam o ponto para eles. Essa prática, apesar de ser ilegal, ainda é recorrente em várias organizações. Existem muitas ações que podem ser desenvolvidas a fim de contribuir para a redução desse tipo de comportamento.

Entretanto, a automatização do relógio de ponto com a tecnologia da identificação biométrica elimina essa possibilidade. Afinal, o que fará a leitura do funcionário está na sua mão (a identificação das suas digitais). Isso significa que o registro de ponto passa a ser intransferível e garante que não acontecerão fraudes nesse sentido.

Reforce a segurança jurídica com o ponto digital biométrico

Quando acontece uma falha no registro de ponto (ou até mesmo uma fraude), isso pode afetar negativamente as questões jurídicas da empresa. O motivo é bem simples: imagine que um funcionário é demitido por chegar atrasado muitas vezes, entretanto, os horários registrados na folha de ponto foram fraudados e indicam que ele cumpre sua jornada de trabalho à risca.

Uma demissão por justa causa em um exemplo desses poderia se virar contra a empresa, gerando uma ação trabalhista do funcionário, que ainda poderia pedir uma indenização pela situação. O ponto digital biométrico assegura que a empresa fará o controle de ponto adequado, o que evita também outra acusação recorrente na área das causas trabalhistas, que está relacionada ao pagamento de horas extras.

Agilize o processo de ponto dos seus colaboradores

Grandes fábricas costumam ter um problema no registro do ponto, pois como o processo é mais demorado, ele pode gerar filas. Além de gastar mais tempo para essa rotina, criam-se hábitos indesejados, como:

  • o encontro dos funcionários nesse local, que se transforma em uma espécie de “sala do cafezinho”, em que eles ficam para bater papo, demorando mais para chegar aos seus postos de trabalho;
  • uma desculpa para deixar o serviço mais cedo, a fim de não pegar a fila para bater o ponto antes de sair.

Com o controle biométrico, o ponto passa a ser apenas um rápido registro no momento da entrada e saída dos funcionários. Ele se torna uma espécie de chave de acesso para o local de trabalho. Todo o processo é feito de forma rápida, fácil e prática.

Elimine o uso de cartões magnéticos para o registro do ponto

Outra vantagem do ponto digital biométrico é que ele elimina o uso dos cartões de papel ou do cartão magnético. Esse último pode ser perdido pelo funcionário, necessitando ser reposto, o que gera gastos para a empresa. Assim, apesar de a instalação do ponto biométrico gerar um investimento maior inicialmente, em longo prazo, ela pode apresentar melhor custo-benefício.

Ao mesmo tempo, assim como a transição do ponto de papel para o ponto de cartão, com o ponto biométrico, a empresa dá mais um passo em direção à transformação digital. A modernização desse processo traz outros benefícios da automatização da empresa, como acompanhar a presença dos funcionários pelo computador sem custos com impressão.

Facilite o monitoramento e o controle do registro de ponto

O relógio de ponto é uma forma de garantir uma exigência legal, que é o registro do cumprimento da jornada de trabalho de cada funcionário. O MTE — Ministério do Trabalho e Emprego — publicou a portaria 1.510/2009, na qual o relógio de ponto digital biométrico é reconhecido como uma das formas de fazer esse monitoramento.

Quando acontece uma fiscalização na empresa, o fiscal pedirá os relatórios para conferir o controle de ponto. Este deve estar em dia, e com o ponto digital biométrico fica mais fácil de fazer o levantamento dos dados necessários. Além disso, caso seja preciso comprovar alguma informação, os dados podem ser integrados a um software, facilitando a sua análise.

Diminua erros na contagem de horas

Independentemente do modelo do controle de ponto, é necessário fazer um arquivamento dos horários e das datas de entrada e saída. Além disso, esse processo serve como base de cálculo dos salários, incluindo os valores relativos às horas extras de cada um e o desconto referente às faltas ou atrasos.

Essa é outra vantagem do ponto digital biométrico, pois ele ajuda a fechar a folha de pagamento e a garantir que a contabilidade entregará o trabalho de acordo com o cumprimento do horário de cada um. Com essa tecnologia, é possível automatizar vários processos para realizar a contagem de horas, reduzindo as chances de erros.

Gerencie o acesso por setores

Alguns setores da empresa podem ter acesso restrito. O ponto biométrico também facilita a integração com catracas para acesso exclusivo de funcionários em determinadas dependências da empresa. Além de contribuir para a segurança, você consegue acompanhar o comportamento dos funcionários, entendendo em que lugar eles ficam durante o expediente.

Viu como o ponto digital biométrico é uma solução interessante para o seu negócio? Essa é uma ferramenta que agiliza o registro, reduz custos e ainda contribui para o controle de entrada e saída dos funcionários, gerenciando o acesso a determinados locais da empresa. Contar com esse modelo de registro de ponto também é apostar em uma tecnologia para reduzir fraudes.

Se você gostou deste artigo, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo a controlar o fluxo de funcionários na sua organização!