O modelo de pagamento recorrente é um recurso que auxilia de forma muito significativa a gestão financeira de um negócio, além de proporcionar inúmeras vantagens. Por meio dessa modalidade de cobrança, muitas empresas têm consolidado os seus lucros e se destacado no mercado, já que ela oferece aos clientes mais praticidade na aquisição contínua de serviços e produtos.

Preparamos este post para explicar melhor o que é e como funciona essa forma de recebimento e quais são os principais benefícios para um empreendimento. Continue lendo até o fim e confira!

O que é modelo de pagamento recorrente?

Trata-se do modelo de cobrança feita de forma contínua, em que um negócio comercializa os seus serviços ou produtos por meio de uma “assinatura”, ou seja, planos ou pagamento de mensalidades. Isso significa que, enquanto continuar a utilizar o serviço prestado, o cliente deve realizar os pagamentos.

O tempo de duração dessa relação comercial — entre cliente e empresa —, bem como o intervalo de cobrança (mensal, trimestral, anual etc.) é estabelecido em contrato. Geralmente, é determinado um período mínimo para a utilização do serviço e, caso ele seja cancelado antes do fim desse prazo, o consumidor é responsabilizado a pagar uma multa por rescisão.

Como funciona o pagamento recorrente?

O sistema de pagamento recorrente possibilita ao usuário a alternativa de pagar de forma automática e regular pelos serviços utilizados durante um tempo pré-determinado em contrato em vez de realizar pagamentos pontuais. Como já mencionamos, a frequência das cobranças pode ser estabelecida por períodos semanais, mensais, anuais etc.

A cobrança pode ser realizada automaticamente na fatura do cartão de crédito, boleto encaminhado para o e-mail do cliente ou débito automático. O objetivo dessa modalidade é agilizar os recebimentos, aumentar a produtividade e diminuir a inadimplência, já que o cliente não corre o risco de esquecer-se de pagar.

Quais são as vantagens do pagamento recorrente?

O uso desse recurso de cobrança tem aumentado consideravelmente por oferecer diversas vantagens. Confira a seguir algumas das principais.

Oferecer mais conveniência aos clientes

Faz parte do perfil do consumidor atual estar cada vez mais disposto a pagar por comodidade. Sendo assim, a oferta de conveniência para os clientes tem sido um dos pilares mais importantes para que empresários tenham sucesso com esse modelo de cobrança.

Com os pagamentos já agendados, a pessoa não precisa se preocupar em correr atrás dos itens necessários, pois sabe que terá acesso ao bem ou serviço de forma regular sem precisar se desdobrar para isso.

Dispor de maior controle financeiro

A cobrança recorrente garante que o empreendedor saiba com antecedência quanto receberá em um determinado período, ou seja, a data exata das entradas. Desse modo, é possível elaborar um planejamento financeiro com maior precisão e entender o momento ideal para tomadas de decisões estratégicas de acordo com a realidade do negócio.

Powered by Rock Convert

Contar com mais praticidade

Outra vantagem muito relevante que o modelo de pagamento recorrente possibilita é a praticidade na gestão financeira. Isso porque basta efetuar o cadastro e a cobrança do cliente uma única vez e todo o processo passa a ser feito de forma automática, otimizando o tempo de gerenciamento que pode ser usado para atividades mais estratégicas — um brainstorming, por exemplo, para identificar novas formas de maximizar o lucro da empresa.

Reduzir o risco de inadimplência

A redução da inadimplência, também já abordada, é um grande benefício do pagamento recorrente. Como o valor do serviço é automaticamente descontado do cliente, normalmente, os pagamentos são realizados em dia. Logo, há um risco menor de inadimplência.

No Brasil, uma das formas de cobrança mais utilizadas é o boleto. Porém, o cartão de crédito oferece muito mais vantagens tanto para a companhia quanto para o consumidor. Isso porque é um sistema inteligente e prático, além de os riscos e a responsabilidade pela inadimplência, em grande parte, serem assumidos pela própria operadora do cartão.

Desse modo, o uso do cartão de crédito para a cobrança recorrente ajuda a proteger o negócio contra níveis muito altos de descumprimento, que acabam resultando em um grande desequilíbrio de caixa.

Melhorar o relacionamento com a marca

A melhor maneira de melhorar o relacionamento dos clientes com a sua marca é estar presente na vida deles por um longo período e de forma constante. Assim, eles se tornam mais próximos e passam a conhecer com maior profundidade os seus serviços ou produtos, aproveitando melhor as opções disponíveis.

Daí nasce a satisfação do cliente. A partir do sentimento de pertencimento que a familiaridade com a empresa promove ele se torna um agente propagador e defensor apaixonado da marca.

Quais tipos de negócios utilizam pagamento recorrente?

Esse modelo não é exatamente novo e a indústria da tecnologia que trabalha com a criação de softwares nas nuvens foi uma das primeiras a utilizá-lo. A empresa Salesforce foi a pioneira quando, em 1999, lançou o seu CRM (Customer Relationship Management) nas nuvens.

Atualmente, na economia da recorrência, é possível encontrar de tudo. Ou seja, as assinaturas e os pagamentos recorrentes estão presentes em diversos nichos, tais como:

  • software as a service (SaaS);

  • aplicativos;

  • serviços digitais (consultoria e contabilidade online, marketing de conteúdo, banco de imagens);

  • cultura (séries, filmes e música);

  • mídia (livros, revistas, jornais e portais);

  • clubes de assinaturas (vinho, cerveja, café, frutas, alimentos);

  • educação (cursos livres, escolas, faculdades, EADs);

  • cosméticos (maquiagens, perfumes);

  • relacionamentos;

  • planos de saúde, seguros;

  • mercado imobiliário (imobiliárias, condomínios, funerárias);

  • estacionamentos;

  • academias.

Esse conceito de negócio é um grande aliado das companhias para manter as suas receitas e aumentar a base de clientes de forma rápida. Além disso, o foco das organizações está em construir um relacionamento de valor e duradouro com o seu público-alvo, uma vez que a retenção de clientes é tão ou mais importante que atrair novos.

Adotar o pagamento recorrente trata-se de uma estratégia que pode impulsionar as vendas, aumentar a satisfação dos clientes e, por consequência, ampliar os lucros. Contudo, é necessário analisar o mercado de atuação para compreender se essa modalidade é relevante para o negócio ou não.

Quer acessar mais conteúdos relevantes para a gestão do seu empreendimento? Então, assine a nossa newsletter e receba com prioridade no seu e-mail os nossos materiais educativos!

Powered by Rock Convert