Ter uma padaria de sucesso demanda um investimento em equipamentos de alta qualidade, que ajudará a otimizar tarefas em geral no seu negócio. Um desempenho mais eficaz faz com que as vendas aumentem e, consequentemente, os lucros. Por essa razão, caso uma empresa deseje prosperar e crescer no mercado, é primordial a maximização da produtividade.

Contar com os equipamentos ideais para padaria ajudará muito não somente na produção, mas também na eficiência e nos resultados financeiros do negócio. O fato é que é muito importante encontrar maneiras de otimizar as atividades cotidianas na padaria, pois isso pode influenciar diretamente nas vendas e na satisfação dos clientes.

Neste post, listaremos 5 equipamentos de automação que podem ajudar a otimizar as tarefas dos funcionários da padaria. Confira!

1. Leitor de código de barras

Ele é uma representação óptica, legível por máquina, das informações do produto, e o código representa o produto que contém o código de barras. O código está em padrões de linhas paralelas variando em largura e forma de números, impressos em uma mercadoria. Facilita o controle de estoque e rastreamento de itens e aumenta a velocidade das operações de faturamento.

Será possível entregar um serviço rápido e confiável aos seus clientes, com a instalação de um leitor de barras em sua padaria. Você pode controlar o prazo de validade dos produtos perecíveis, acelerar o procedimento de cobrança e aumentar a satisfação do cliente. Além disso, o processo de faturamento manual consome muito tempo e todo o processo é tedioso.

Também há chances de erros no cálculo manual. No entanto, se você tiver um scanner de código de barras, poderá calcular facilmente o preço exato dos itens. Basta digitalizar o código de barras, pois ele contém todas as informações, que serão atualizadas automaticamente no computador.

Isso acelerará seu processo de faturamento, aumentará a satisfação do cliente e melhorar a eficiência de seu processo de negócios.

2. Contadora de dinheiro

Esta é uma máquina de contagem de dinheiro que pode ser usada em qualquer empresa que lida com dinheiro regularmente e deseja reduzir o tempo de manuseio de dinheiro. É possível economizar muito tempo e dinheiro, utilizando uma máquina de contagem de dinheiro para seus saques.

A empresa que está considerando a compra desse equipamento, existem várias coisas que será necessário determinar. A máquina de contagem de dinheiro apresenta diversos recursos e funções, e os modelos podem ser selecionados conforme as demandas específicas da sua padaria.

A máquina de contagem de dinheiro melhora a eficiência e precisão durante os saques. Essa máquina também reduzirá significativamente o tempo gasto com saques, permitindo que você e seus funcionários gastem mais tempo atendendo aos clientes e melhorando a satisfação do cliente.

3. Software

Por meio de um bom software é possível fazer um eficiente controle de qualidade por meio de testes, registros e conformidade regulamentar. Um dos melhores benefícios do software de padaria ERP é que ele pode ajudar a reduzir os custos gerais do negócio.

Ao fornecer recursos de automação e ampla visibilidade de suas operações de backoffice, um sistema ERP pode ajudar a reduzir os custos administrativos associados a processos manuais, ao mesmo tempo que fornece outros insights valiosos sobre sua padaria.

Uma das principais maneiras de um sistema ERP reduzir os custos do negócio é por meio do gerenciamento preciso do estoque e da previsão de tempos de alta demanda com seus recursos de previsão de demanda.

Por meio do uso de processos de estoque automatizados e rastreando padrões de compra, o software ERP pode ajudar a reduzir o custo de manter estoque por mais tempo do que o necessário, ao mesmo tempo que garante que você tenha níveis de estoque ideais.

Além disso, conforme sua padaria cresce, ela também pode se tornar mais e mais complexa. O software ERP ajuda a automatizar as atividades da padaria em todos os setores, disponibilizando dados em tempo real e muito precisos para todos em seu negócio.

O software ERP também pode ajudar a aumentar a aptidão e também a produtividade, orientando os usuários a utilizarem processos mais complexos, dificultando a reentrada de datas e melhorando atividades, como produção, pedidos e também entrega.

4. Pinpad

Esse é um dos equipamentos de automação comercial, que você não pode abrir mão em sua padaria, devido ao fato de ele viabilizar aplicações em Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), isto é, possibilita que pagamentos sejam recebidos por meio de cartão de débito e crédito.

O fato é que é primordial disponibilizar ações de pagamento para seus clientes, a fim de expandir o seu comércio, elevando as vendas e, com isso sua rentabilidade.

5. Impressoras fiscais e não fiscais

As impressoras fiscais e não fiscais são de suma importância para o funcionamento de qualquer negócio, seja para emitir cupons ou notas fiscais. As impressoras fiscais — também chamadas de ECF — anteriormente eram usadas para emitir cupons fiscais relativos às vendas e outras transações da padaria, para os clientes. Todavia, nos dias atuais não são mais usadas as impressoras fiscais.

Hoje em dia, no estado de São Paulo, por exemplo, é comumente utilizado o SAT integrado a uma impressora não Fiscal. Já em outros estados, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é também interligada a uma impressora não fiscal. As impressoras não fiscais são utilizadas para realizar a emissão de cupons que não têm validade fiscal, como comprovante de compra e senhas de atendimento, por exemplo.

Por fim, agora você sabe como otimizar tarefas em sua padaria. Lembrando que a automação de padarias é uma questão de se adaptar às novas demandas. O fato é que é muito importante ter equipamentos de ótima qualidade. Porém, eles precisam ser ajustados a processos mais modernos referentes a gestão, a fim de que esteja de fato preparado para as novidades do mercado.

É essencial ressaltar que antes de comprar os equipamentos necessários para melhorar o desempenho das atividades é preciso determinar quais serão os softwares a serem utilizados para o sistema de sua padaria, com o intuito de assegurar que tenha compatibilidade entre eles.

Este post foi útil para você? Então, aproveite para ler também “Descubra a importância de delegar tarefas” e fique por dentro do assunto!