A balança automatizada exerce um papel fundamental no dia a dia de supermercados e padarias. Trata-se de um equipamento indispensável para a operação cotidiana.

No mercado existem diversos modelos disponíveis, por isso, é importante considerar diversos fatores no momento da compra para não realizar uma escolha inadequada às necessidades do negócio e às especificações legais.

Neste post, apresentamos algumas questões que o ajudarão a efetuar a compra da balança mais apropriada. Confira!

Para que serve uma balança automatizada?

Este equipamento é ideal para comercialização direta ao público de produtos por peso ou quantidade. Atende todos os tipos e tamanhos de estabelecimentos do mercado varejista, tais como mercados, super e hipermercados, padarias, açougues, peixarias, restaurantes, entre outros.

Quais são os recursos desse equipamento?

As balanças de automação comercial reúnem recursos tecnológicos exclusivos que asseguram pesagens confiáveis — com e sem energia elétrica —, já que têm bateria interna recarregável e carregador de bateria automático.

Sua operacionalização é muito fácil e sua manutenção oferece um ótimo custo-benefício. Em cada um dos produtos é possível cadastrar:

  • valor de tara;

  • preço;

  • lote;

  • modo de operação;

  • código interno do produto;

  • validade do alimento;

  • tabela nutricional;

  • tipo de etiqueta.

Além disso, normalmente, têm desligamento automático, proteção contra interferências e sobrecargas e fonte adaptadora multivoltagem.

O que observar no momento da compra?

Para realizar uma escolha certeira é preciso considerar alguns importantes fatores na hora da compra da balança automatizada. Escolher o equipamento correto simplificará e agilizará o processo de pesagem de produtos.

Então considere:

  • O que vai ser pesado? Alguns produtos demandam equipamentos mais específicos.

  • Onde a balança ficará? Essa resposta ajudará a identificar em qual momento da operação ela será utilizada.

  • O equipamento será ligado a algum periférico? As informações podem ser direcionadas para um computador ou impressora, contudo, existem aparelhos que já têm a função de impressão das etiquetas.

Respondendo a essas questões é possível adquirir um ótimo produto, capaz de atender suas necessidades, refletindo um bom investimento e um ótimo custo-benefício.

Quais são as diferenças em relação a outros tipos de balança?

Além da balança automatizada existem outros tipos de balanças utilizadas no varejo que apresentam funções diferenciadas para as operações do dia a dia. Conheça os principais tipos a seguir!

Balança de recebimento de mercadoria

Esse tipo de balança serve para realizar a conferência dos produtos que são recebidos pela loja. Ela permite o confronto do peso total da entrega — paletes ou caixas — com o peso que consta na nota fiscal.

Essa funcionalidade é imprescindível, já que permite um controle maior no recebimento de mercadorias de alto valor agregado (como carnes e determinados tipos de queijos), em que pode acontecer perdas grandes.

Balança Check Out

Check Out é um tipo de balança integrada ao local de frente de caixa. Normalmente é utilizada para pesar pães ou produtos do hortifrúti.

O varejista que escolhe adotar esse tipo de pesagem em seu negócio deve atender a legislação, disponibilizando no setor do produto outro tipo de balança que ofereça aos consumidores a oportunidade de conferir o peso e o preço antes de chegar ao caixa.

Balança pesadora

A balança pesadora serve, exclusivamente, para pesar mercadorias. Seu uso é obrigatório em estabelecimentos que não têm ilhas de pesagem, pois o cliente pode conferir o peso e o preço do item antes de ir para o caixa.

Esse tipo de aparelho também costuma ser aplicado à produção, sobretudo em padarias, para pesar os ingredientes das receitas que serão utilizadas na fabricação dos produtos.

Se for conservada de forma correta, além de assegurar o seu bom funcionamento a balança automatizada é um equipamento que pode durar muitos anos. Assim, ao investir na aquisição dessa ferramenta, é preciso ter certeza de que esta é a solução para a demanda do seu negócio.

Gostou deste artigo sobre balança de automação comercial? Precisa de uma solução completa e flexível para pesagem, rotulagem e automação das vendas em seu empreendimento? Então conheça a Balança Toledo com etiquetadora e wifi!