No contexto atual, no qual as academias estão operando com sérias limitações no esforço de conter a pandemia da Covid-19, você precisa saber o que é atendimento remoto e como ele pode ajudar a manter o negócio, ao menos para se manter firme até que possamos retornar plenamente as atividades.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, essa iniciativa tem permitido, inclusive, que pequenos negócios do setor possam competir de igual para igual com grandes redes. Nas próximas linhas, você vai saber tudo o que precisa conhecer sobre o tema. Confira! 

O que é atendimento remoto?

Atendimento remoto é uma modalidade de serviço executado a distância, o que é viável com o uso da tecnologia. O termo se popularizou desde que foi possível estabelecer um acesso remoto de computadores e servidores, o que permitiu às empresas de suporte em estrutura de TI e de software executar procedimentos de manutenção sem precisar se deslocar até o cliente.

Por meio de programas específicos, tornou-se possível assumir o controle de uma máquina a distância. Em alguns casos, esse acesso era restrito a determinados ambientes, em outros, totalmente livre.

Essa tecnologia evoluiu para plataformas digitais, o que facilitou o bom atendimento e, em alguns casos, permitiu o autoatendimento e a automação do serviço. Já existem, por exemplo, algoritmos de inteligência artificial capazes de dialogar com um usuário e oferecer um programa de treinamento físico personalizado, de acordo com as respostas dadas.

Após levantar os objetivos, analisar se a pessoa possui equipamentos em casa, verificar se existe alguma restrição e saber o tempo que o cliente pretende dedicar à prática, o sistema cruza essas informações com um banco de dados e determina as aulas que pode ofertar.

Quais os benefícios desse modelo?

Neste texto, não vamos entrar em muitos detalhes sobre esses sistemas mais automatizados. Ainda que seja interessante mencioná-los, consideramos mais relevante pensar nas hipóteses mais acessíveis, de modo que você possa agendar aulas ao vivo, valorizando o trabalho do educador físico. Vamos começar com os benefícios.

Diminuição de custos

Não pense na redução de custos apenas por não precisar manter uma grande estrutura para ter uma boa quantidade de alunos. Além de precisar investir menos em equipamentos e na manutenção do espaço, o próprio aluno economiza com a diminuição de deslocamentos e o tempo que perde com eles.

Produtividade

A produtividade é um efeito da felicidade e da realização no trabalho. Imagine, por exemplo, poder dar aulas no meio da natureza, ou em um hotel aconchegante, quando isso for possível. 

O fato de conviver com a família, especialmente para quem tem filhos pequenos, faz com que muitos profissionais prefiram manter um escritório em casa, e algumas empresas usam o trabalho remoto como uma forma de reter talentos.

Melhoria do atendimento

Buscar a satisfação do cliente é sempre um objetivo importante e, especialmente nesse momento, as pessoas estão precisando de exercícios. Com uma boa estrutura e um pouco de experiência, o atendimento remoto vai surpreender você em termos de eficiência. A academia pode pensar, inclusive, em parcerias com nutricionistas, por exemplo, agregando valor com a oferta de orientações para montar um cardápio adequado a cada objetivo.

Como aderir ao atendimento remoto?

Muito bem, você já ponderou sobre as implicações do trabalho em home office e pensou em detalhes sobre como ele pode funcionar em atividades fitness, mas agora precisa começar. Siga os passos que sugerimos!

Comece pelo problema do seu cliente

Estamos vivendo uma situação atípica, com necessidades particulares e que podem mudar de uma semana para a outra. Por isso, o primeiro passo é investigar como os seus clientes e potenciais clientes estão lidando com o momento. 

Antes de pensar se vai oferecer aulas em grupo, individuais ou ambas, por exemplo, você precisa saber do que os seus alunos precisam. Talvez os mais velhos queiram aulas individuais, pois necessitam de uma pouco mais de atenção, os mais experientes esperem receber apenas orientações pontuais e assim por diante.

Elabore uma solução sob medida

Com base nas informações que você conseguir levantar, vai ficar mais fácil pensar no modelo ideal para o seu caso. Ele não precisa ser definitivo, pois você poderá aprimorá-lo, se necessário. Contudo, quanto mais alinhado com as necessidades dos alunos você iniciar, maiores as chances de um sucesso imediato.

Elabore treinos adaptados

Seja como for, você precisará elaborar programas que possam ser exercitados sem muitos equipamentos, do mesmo modo que pode passar a oferecer acessórios em um sistema de venda on-line.

Corda de pular, colchonetes e outros produtos simples podem fazer diferença no resultado, na sua receita e na motivação dos alunos. Seja como for, o importante é definir alternativas de treinos, que podem funcionar com algumas aulas previamente gravadas. 

Com um sistema de teleconferência que permita o compartilhamento de vídeos, você pode passar exemplos gravados, enquanto acompanha a execução pela webcam com mais atenção.

Desenvolva os canais de comunicação

A grande diferença do atendimento remoto está na forma como você se comunica. Para garantir que a mensagem flua sem ruídos, interpretações equivocadas ou interferências, o ideal é contar com canais estruturados. 

Existem ferramentas que integram as redes sociais, por exemplo, além de vários recursos digitais interessantes de pesquisar e conhecer. No caso do agendamento, por exemplo, você pode contar com confirmação automática e outras funcionalidades que podem facilitar o seu trabalho. 

Escolha o meio de pagamento

O mesmo ocorre na hora de administrar o pagamento recorrente, que não é oferecido por todos os sistemas. Se a maioria dos seus alunos estavam acostumados a efetuar os pagamentos na própria academia, você provavelmente ainda não buscou uma solução desse tipo, mas agora vai precisar. 

O ideal é que ele funcione integrado ao sistema de gestão da academia, pois isso vai facilitar bastante a automação e o controle. Afinal, você precisa aproveitar os aspectos positivos do atendimento remoto, o que inclui o envio do boleto, a cobrança em caso de atraso e o faturamento por meio do cartão. Tudo isso pode ser feito de modo automatizado.

Por fim, agora que você sabe em detalhes o que é atendimento remoto, basta avaliar a viabilidade de adotá-lo e colocá-lo em prática. Para fazer isso, você precisará garantir que os alunos recebam o máximo de atenção e sejam mantidos no centro das atenções na academia.

Por isso, separamos uma postagem complementar para você. Confira o post: Customer Centric: entenda como implementá-lo.