A balança representa a principal forma de medir como está nossa evolução, tanto quando o assunto é a perda de gordura (emagrecimento) quanto o ganho de massa magra (hipertrofia). Por isso, é um equipamento imprescindível em toda academia, pois estimula os alunos a adotarem o hábito de medir seus progressos.

Por essa razão, vale a pena apostar em balanças para o seu estabelecimento. Afinal, além de contribuir para uma maior disciplina dos alunos (que deve ser incentivada na hora da avaliação física e pelo professor responsável), ela ajuda na fidelização dos clientes.

Porém, vale a pena ressaltar uma questão importante, que faz parte da vida de qualquer equipamento mecânico ou elétrico: a manutenção. Pensando nisso, é sobre a manutenção de balança que vamos falar neste texto. Boa leitura!

Por que a manutenção de balança é tão importante?

A balança, apesar de ser relativamente pequena, requer uma estrutura bem robusta para ser capaz de aguentar todo o peso que é colocado sobre ela. Afinal, as pessoas sobem em cima desse objeto. Além disso, ela deve ser capaz de apresentar o peso do usuário sem informações incorretas e com a melhor precisão possível.

Como as balanças de academia são usadas praticamente todos os dias por várias pessoas de diferentes pesos e alguns indivíduos podem utilizá-las de uma forma mais “descuidada”, a manutenção periódica se faz necessária.

Como saber se sua balança precisa de manutenção?

Todos os equipamentos têm uma vida útil. Assim, após um certo período de tempo, começam a apresentar alguns problemas, que podem ser facilmente identificáveis ou não. Alguns dos defeitos perceptíveis nas balanças são, por exemplo, a luz fraca, o mau contato, a lentidão nas digitais etc. Contudo, existem outras avarias que não temos como avaliar por conta própria, como a falta de regulagem das medidas.

De qualquer forma, todo problema que um aparelho venha a apresentar necessita de um reparo. Isso caracteriza a manutenção corretiva, já que o problema foi solucionado, e não prevenido. Por isso, o mais indicado é optar pela manutenção preventiva, que ocorre mensalmente ou em outro período de tempo acordado com o fornecedor.

Como escolher a balança ideal para sua academia?

Para a escolha da marca e do modelo da balança ideal, alguns fatores devem ser levados em consideração, como o preço, a qualidade, o visual etc. Para isso, é importante conhecer primeiro os 4 tipos existentes desse acessório. Confira a seguir.

Balanças digitais

As balanças digitais são as mais fáceis de serem utilizadas, pois já mostram o peso da pessoa de forma bem clara no visor. É uma alternativa viável e simples para incentivar os indivíduos a começarem a realizar medições de peso dentro das academias. Uma balança digital posicionada estrategicamente no estabelecimento pode levar os alunos a se pesarem de forma rápida, durante o intervalo dos exercícios ou em algum outro momento em que estejam passando por ela.

Balanças mecânicas

As balanças mecânicas já não disponibilizam o resultado de forma tão rápida quanto as digitais, pois a visualização do peso se dá ou por um ponteiro analógico ou até pelo equilíbrio do peso no nivelador (que ainda representa mais uma atividade a ser realizada pela pessoa).

Porém, têm o preço mais acessível entre os quatro tipos de balanças existentes, além da vantagem de não precisarem de pilha ou de tomada para seu funcionamento. Elas podem ser uma boa opção para a área de avaliação física, pois a pessoa geralmente é medida pelo avaliador. Além disso, alguns instrumentos contam com um medidor de altura como complemento.

Balanças com monitores de gordura corporal

Esse tipo de balança é o mais completo de todos: não mede somente o peso corporal, como também apresenta a quantidade de gordura, a massa magra, o peso dos ossos e a água presente no corpo.

Toda essa medição se dá por meio de uma corrente elétrica que é aplicada sobre a pessoa (é uma corrente de baixa amplitude e de alta frequência que não provoca choques). Ao passar pelos diferentes tipos de tecidos, ela consegue diferenciar qual representa o músculo, o osso, a água e a gordura, já que cada um tem uma densidade diferente.

Além de realizar todas essas medições, a balança ainda utiliza essas informações para apresentar gráficos e estatísticas de indicadores importantes de saúde, como o IMC (Índice de Massa Corporal), os valores diários de calorias, a quantidade de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gordura) que devem ser consumidos diariamente etc.

Como esperado, por ser um equipamento altamente tecnológico, seu preço é mais alto quando comparado ao das demais balanças. Porém, ela pode ser utilizada com inteligência e eficácia no momento das avaliações físicas e nutricionais. Afinal, mede a saúde de uma pessoa de forma completa, podendo até mesmo ajudá-la a se manter saudável somente utilizando os indicadores fornecidos pela balança e seguindo as orientações do avaliador ou nutricionista.

Balanças com Wi-Fi

As balanças com Wi-Fi disponibilizam de forma prática e eficiente o peso dos usuários. Porém, diferentemente das digitais e mecânicas, elas podem interagir com smartphones para que os dados possam ser armazenados de forma mais fácil.

Esse modelo é muito interessante, pois incentiva as pessoas a não somente medirem o peso em determinado momento, mas a acompanharem seus progressos de forma mais precisa.

Por fim, destacamos que, independentemente do tamanho das academias, da quantidade de alunos e dos serviços prestados, é interessante que todas tenham no mínimo uma balança disposta para medição, pois esse é um equipamento que pode fazer total diferença na vida dos alunos e na forma como eles interagem com o ambiente e cuidam de sua saúde.

Que tal começar a pensar um pouco na qualidade de seus equipamentos?

Além do tipo a ser utilizado, é necessário avaliar o comprometimento do fornecedor com a manutenção da balança. Isso porque, sem uma boa manutenção, toda a qualidade do instrumento pode ser comprometida. Assim, há a possibilidade de os custos serem ainda maiores no futuro.

A Luz Automação é uma empresa diferenciada quanto à manutenção de balanças de academias, pois realiza um serviço especializado (o que aumenta o período entre uma manutenção e outra e, consequentemente, diminui os custos).

Nunca é demais apostar na saúde, no conforto e principalmente nos produtos de qualidade que devem ser ofertados aos alunos. Se você quer saber, com mais detalhes, como a Luz Automação pode ajudá-lo, entre em contato conosco agora mesmo!