Um supermercado limpo, bem-arrumado e organizado, com certeza, passa uma boa imagem para o consumidor, que entende que os produtos desse estabelecimento também são bem cuidados e que esse é um local de confiança para fazer suas compras.

Por isso, é necessário apostar em uma boa limpeza de superfícies e equipamentos, ainda mais considerando a atual situação de pandemia que estamos vivendo.

Quer saber como garantir uma higienização de qualidade no seu supermercado? Separamos 5 dicas essenciais sobre isso. Confira!

1. Definir a frequência e o horário de limpeza para cada área e equipamento

Primeiramente, é importante definir de quanto em quanto tempo a limpeza será feita, bem como em que período ela ocorrerá. Assim, será possível manter o controle e organizar corretamente a mão de obra dentro do supermercado.

Também é indicado que seja feita uma logística que mostre qual funcionário será destinado para uma determinada área e qual a sequência de limpeza que ele realizará. Isso ajuda a melhorar o trânsito de pessoas e garante que todas as áreas estarão limpas igualmente.

2. Utilizar os produtos de forma adequada

Outro aspecto importante refere-se aos produtos utilizados, já que cada superfície tem um diferencial quanto à forma como deve ser limpa. Vidros, prateleiras metálicas pintadas, balcões de madeira, geladeiras e outros tipos de artefatos podem ser danificados, dependendo de qual material entra em contato com esses itens e da forma como o funcionário realiza a limpeza.

Apostar em produtos de qualidade, que tenham um maior poder de ação e facilidade de uso (como aqueles que contêm borrifadores) é válido tanto para garantir uma melhor conservação das áreas lavadas quanto para reduzir o tempo gasto pelo funcionário e aumentar seu conforto.

Vale ressaltar também a importância da utilização dos EPI’s, que são necessários para os empregados que têm contato com agentes químicos. Isso garante a segurança deles e evita problemas futuros para a empresa em caso de acidentes.

3. Manter uma boa organização

Além da limpeza de superfícies e equipamentos, outro fator muito visual e que faz total diferença na apresentação de um estabelecimento é a organização dos alimentos e como eles são estocados. Um supermercado que tem suas mercadorias separadas nas devidas locações, sem misturas e com uma linha e simetria bem definidas, com certeza, brilha aos olhos do consumidor.

Essa é uma prática relativamente simples que precisa ser apresentada aos funcionários, e eles devem sempre ser incentivados a manter a organização durante a faxina. Achou um produto caído na prateleira? Coloque-o em pé. Deparou-se com algo que deveria estar em outro lugar? Pegue e coloque no lugar certo. Terminou de limpar uma prateleira? Arrume os alimentos de forma que fiquem bem alinhados.

Quando o supermercado é organizado, os consumidores tendem a não bagunçar o espaço. Assim, fica mais fácil manter a ordem e a boa aparência do local.

4. Incentivar o cliente

Mesmo que todo o controle interno esteja em dia, não é possível prever o que o cliente vai fazer. Ele pode deixar uma prateleira desorganizada, derrubar algum alimento, entrar com um sapato sujo etc. No entanto, sempre é possível melhorar a comunicação para que ele possa agir positivamente.

Uma forma de fazer isso é distribuir cartazes informativos, mostrando a importância de manter o ambiente limpo e organizado para evitar sujeira e contaminação. Essa é uma maneira até mesmo de interagir com o cliente, que passa a dar maior credibilidade ao estabelecimento.

5. Lembrar-se da manutenção

Um fator que não é muito levado em consideração é a manutenção, porém, ela é um dos requisitos básicos que toda empresa deve adotar, já que afeta diretamente todo o seu funcionamento.

Com os supermercados não é diferente. Mesmo que todo cuidado seja tomado na limpeza de superfícies e equipamentos, sempre existem degradações e quebras provenientes do tempo de utilização dos equipamentos.

Diferentemente da higienização, que é realizada diariamente, a manutenção visa corrigir aquele piso que foi quebrado ou aquela prateleira que está encardida. Ou seja, ela envolve itens que requerem algo mais “pesado”.

Como esse serviço é mais reforçado e necessita de um prazo maior para ser feito, é indicado que seja preestabelecido de quanto em quanto tempo ele será realizado. Assim, a manutenção passa a ser preventiva, se colocada em prática em um período de tempo que evite que os problemas venham a acontecer.

Benefícios da limpeza de manutenção

A limpeza de manutenção, se realizada de forma correta, pode trazer inúmeros benefícios:

  • prevenção de possíveis danos posteriores às superfícies e equipamentos;
  • redução de gastos desnecessários;
  • estabelecimento que sempre apresenta uma cara de “novo”;
  • melhor eficácia da limpeza;
  • menos tempo gasto e maior conforto dos funcionários;
  • maior credibilidade por parte dos clientes.

Dicas para fazer a limpeza de manutenção

Todos os benefícios expostos anteriormente garantem a saúde dos clientes e dos funcionários do supermercado, fazendo com que esse seja um local agradável de visitar e trabalhar. Para ter bons resultados, veja algumas dicas básicas para realizar essa operação:

  • higienizar itens que ficam muito tempo parados nas prateleiras, para que não acumulem muita poeira;
  • realizar o polimento do piso, que pode chegar a ficar bem encardido com o passar do tempo, lembrando das áreas que não ficam expostas também, como embaixo das prateleiras;
  • na hora da reposição de frutas, verduras e legumes, nunca deixar nos balcões aqueles que já estão velhos. Além disso, sempre dar uma lavada geral no local antes de repor os itens novos, pois é uma área que fica exposta diretamente à decomposição do alimento;
  • realizar a faxina nas áreas externas do estabelecimento, tais como a entrada, os corredores externos e a garagem.

Esses aspectos devem ser analisados de perto para entender qual a melhor estratégia para o supermercado. Contudo, de uma forma geral, é interessante fazer essa manutenção de 1 a 2 vezes na semana, dependendo do fluxo de pessoas que passam pelo ambiente.

Como vimos, a limpeza de superfícies e equipamentos é um fator primordial para o bom funcionamento de um supermercado e deve sempre ser levada a sério quando o objetivo é prosperar e adquirir cada vez mais novos clientes. Por isso, não deixe de colocá-la em prática no seu estabelecimento.

Este artigo foi útil para você? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo com seus colegas nas redes sociais. Assim, eles também ficarão por dentro do assunto!