Está pensando em abrir uma academia profissional? Além de toda a organização necessária, é preciso pensar em como equipar o local. Para ajudar nisso, preparamos uma lista de itens para academia que são indispensáveis.

Independentemente se você ainda vai abrir o seu negócio ou já tem um, não se limite apenas aos equipamentos necessários para a prática de exercícios. Também é importante pensar em tudo que poderá ser automatizado para facilitar a gestão e promover uma melhor experiência aos frequentadores.

Quer saber quais itens são esses tão importantes para a sua academia? Então acompanhe este post até o final!

A importância da qualidade dos itens para academia

Um erro comum cometido por empreendedores iniciantes é escolher produtos de baixa qualidade na tentativa de economizar dinheiro. Essa estratégia acaba tendo um retorno muito negativo, afinal, esses equipamentos tendem a se deteriorar facilmente ou até mesmo quebrar durante as práticas.

Além de trazer prejuízo a curto prazo — já que será necessário realizar uma nova compra —, essa tentativa de otimizar recursos pode comprometer a imagem da academia. Por isso, vale a pena separar uma verba um pouco maior e buscar equipamentos de qualidade comprovada, capazes de atender às suas necessidades e as de seus alunos. Quando falamos de softwares, também vale a pena avaliar a capacidade de suporte após a instalação das soluções.

Os itens indispensáveis para academia

Para ajudar você a organizar uma lista completa, separamos aqui alguns dos equipamentos que não podem faltar na sua academia. Acompanhe!

1. Balança de qualidade

O acompanhamento de peso é um ponto importante para as pessoas que estão frequentando a academia. Trata-se de um indicador válido tanto para quem deseja emagrecer quanto para quem quer ganhar massa magra.

Por isso, você deve ter no estabelecimento balanças confiáveis e que sejam capazes de lidar com uma grande movimentação de pessoas sem perder a regulagem facilmente. Dessa forma, é possível evitar que esse item precise ir para a manutenção com frequência.

2. Controle de ponto

O controle de acesso na entrada da academia garante a segurança dos frequentadores, ajuda a monitorar a movimentação e até mesmo a frequência dos alunos. Para que funcione bem, é necessário contar com equipamentos modernos, que possam ler um cartão de entrada ou que funcionem por biometria.

Esses controles também devem ser rápidos e digitais. Afinal, uma catraca física que só pode ser liberada com a ajuda de uma recepcionista certamente terá um fluxo mais lento e, como consequência, provocar filas na entrada do local.

3. Computador para automatização

Um computador é mais do que um equipamento necessário para a administração do local, o que o torna um dos itens para academia mais essenciais. Ele auxilia na automatização de diversos processos, desde apoiar o controle de entrada até organizar a programação de treinos e monitorar o desenvolvimento dos alunos.

Sem uma máquina moderna, rápida e eficiente, com certeza a sua academia perderá alguns pontos para a concorrência. Com isso, também passará uma imagem obsoleta aos frequentadores, o que certamente afastará novos alunos.

4. Equipamentos para musculação

São esses aparelhos que ajudam os atletas no ganho de massa muscular, um dos principais objetivos de boa parte das pessoas que frequentam uma academia. No mercado, há vários equipamentos que trabalham diferentes partes do corpo.

Vale lembrar que a hipertrofia também ajuda na queima de calorias, afinal, músculos mais fortes aceleram o metabolismo. Entre alguns dos mais utilizados, podemos citar:

  • supinos;
  • leg press;
  • adutor e abdutor;
  • aparelhos para os glúteos;
  • aparelhos para a panturrilha;
  • aparelhos de remada.

5. Equipamentos aeróbicos

Além de auxiliar na perda de peso, os exercícios aeróbicos ajudam a aumentar o fôlego e a capacidade respiratória dos alunos. Em uma academia, os aparelhos mais comuns para apoiar esses exercícios são:

  • esteira elétrica;
  • bicicleta ergométrica;
  • steps;
  • aparelhos elípticos;
  • jumps.

6. Halteres

O ganho de massa muscular não se limita apenas aos aparelhos. O levantamento de halteres ajuda na hipertrofia dos braços e também conta com versões mais leves, ideais para pessoas que não querem aumentar a massa e buscam apenas definição. Para atender a todas as necessidades, o indicado é ter desde pesos pequenos de 1kg cada até maiores, como os de 20kg.

7. Caneleiras

As caneleiras são itens para academia que têm o objetivo de ajudar a aumentar a dificuldade do treino e são ótimas para a prática de exercícios localizados. Elas podem ser utilizadas nas pernas e ajudam a fortalecer as coxas e panturrilhas.

Embora sejam equipamentos simples e pequenos, são essenciais em academias de pequeno e grande porte. Esses acessórios colaboram com a definição da musculatura sem, necessariamente, promover a hipertrofia estimulada pelos aparelhos de musculação.

8. Corda

A boa e velha corda ainda é um excelente exercício para queimar calorias, fortalecer pernas e melhorar o sistema cardiovascular. Embora seja uma atividade simples e barata, muitas vezes é procurada na academia para complementar os exercícios aeróbicos, ajudando na perda de peso.

Por este motivo, invista em cordas de boa qualidade capazes de suportar atritos por muito tempo. Assim, a necessidade de troca é diminuída, além de evitar acidentes como a quebra do equipamento durante o exercício.

9. Colchonetes

Os colchonetes são itens para academia que ajudam na prática de exercícios no chão, como ginástica localizada e abdominais. Os alongamentos também são um ponto importante das aulas e devem ser feitos em uma superfície confortável. Esses equipamentos devem sempre estar disponíveis em quantidade extra, afinal, a academia pode receber visitantes para uma aula teste.

Não se esqueça de também providenciar alguns bons tapetes para ioga. Como você já deve saber, eles são mais finos que os colchonetes de exercício, mas não podem ter pouca espessura ao ponto de não oferecer firmeza e conforto durante a prática.

10. Prancha abdominal

Certamente, boa parte dos seus alunos estão em busca de uma barriga sequinha e bem definida. Além dos exercícios aeróbicos para a queima de gordura, é essencial a prática de abdominais para fortalecer e definir a região.

Por isso, uma prancha abdominal deve estar na sua lista de equipamentos. Fazer o treino nesse aparelho diminui o risco de lesões e ajuda no alcance de resultados. As pranchas podem ser reguladas, aumentando o grau de dificuldade de acordo com o preparo físico do frequentador. O instrutor pode orientar o treino nesse sentido.

Como você percebeu, listamos aqui os principais itens para academia. Atente-se às novidades e perceba novas tendências ou equipamentos que possam ser solicitados pelos seus alunos. Conte também com fornecedores confiáveis que ofereçam qualidade e suporte nos produtos. Lembre-se sempre de que competência aliada a um bom atendimento pode fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio!

Achou este conteúdo útil? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais para que seus amigos e familiares também possam se beneficiar dele!