Muitos empresários ainda ficam cheios de dúvidas no momento de comprar a impressora de etiquetas mais indicada para sua empresa. Portanto, é preciso compreender o que deve ser levado em conta na hora de fazer essa escolha.

A primeira coisa a se considerar antes de adquirir é o volume diário de impressões e o tamanho do seu negócio. Além disso, é imprescindível averiguar as características de cada impressora, para só assim optar pelo modelo que melhor se adaptará às demandas do seu negócio.

Neste post, listaremos algumas dicas que te ajudarão a escolher a melhor impressora de etiquetas e cupom não fiscal para seu estabelecimento. Confira!

Veja as necessidades do negócio

É essencial, para fazer a escolha certa, entender as necessidades do seu negócio. Existem alguns questionamentos que você deve se fazer para definir suas demandas:

  • Você deseja realizar impressões coloridas?
  • A impressão precisa ser de alta resolução?
  • Qual será o seu volume de impressões por dia?

Conheça os modelos

É de suma importância conhecer os modelos existentes de impressora de etiquetas. Veja alguns deles a seguir.

Impressoras por jato de tinta e laser

Essa é a maior inovação na área do processo de impressão de etiquetas, pois essas impressoras podem proporcionar excelentes efeitos de cor, podendo ser utilizadas, inclusive, para a produção de rótulos.

Impressão por Transferência Direta (TD)

Essa impressão é feita em um papel especial que, devido às suas propriedades químicas, escurece após passar por um processo de aquecimento. É muito comum em máquinas e escalas de cupons financeiros. Nesse tipo de impressão, não há ribbon (fita de transmissão térmica).

Impressão por Transferência Térmica (TT)

Apresenta uma cabeça de impressão que aquece e também realiza a transferência da tinta do ribbon diretamente para a etiqueta. É mais indicada para indústrias, sendo mais robusta e trabalhando em média e alta velocidade. A maioria das impressoras TT também é capaz de imprimir em transferência direta.

Observe o volume de impressões

Um importante critério a ser considerado é o número de etiquetas que você precisa imprimir por mês. Para volumes de impressão maiores, vale a pena comprar uma impressora de tamanho industrial. Agora, se for um volume menor, impressoras de mesa baratas são quase sempre recomendadas.

Você pode economizar com tempo de inatividade de produção e custos de manutenção de equipamentos usando peças de metal mais resistentes. Outro detalhe importante é a quantidade de impressões por lote. Se você precisa de um grande número de etiquetas em pouco tempo, às vezes, vale a pena investir em uma impressora industrial.

Caso precise imprimir etiquetas em lotes em pouco tempo, mesmo que seja esporadicamente, vale a pena optar por uma impressora mais potente. Isso ajuda a evitar que ela pare de realizar a impressão, devido a problemas com o dispositivo mecânico da própria impressora ou com a cabeça de impressão.

Verifique a compatibilidade

Certifique-se de prestar atenção à linguagem de impressão do equipamento e se ela é compatível com o seu sistema. Alguns programas não têm ligação com outros, podendo ocasionar o não funcionamento da impressora e fazendo o sistema ficar inoperante.

Pense na manutenção

Geralmente, impressoras são equipamentos que requerem manutenção, principalmente a limpeza do cabeçote de impressão e a remoção de resíduos de adesivo nos rolos. Além disso, suas partes móveis se desgastam com o uso, podendo ocorrer problemas.

Se a impressora for um dispositivo crítico (muito importante na empresa), assine um contrato com um fornecedor qualificado, o que inclui manutenção preventiva (limpeza e reposição preventiva de peças), ajuste correto, calibração da impressora e substituição corretiva (substituição de peças problemáticas, principalmente cabeça de impressão e rolo).

Dessa forma, você pode ter certeza de que sua empresa continuará a operar sem que existam interrupções.

Escolha a resolução

Ao comprar uma impressora térmica, a resolução de impressão é um fator muito importante. A resolução mais comumente usada para a maioria das impressoras é 203 DPI. Com ela, é possível imprimir códigos de barras com tamanho normal e todos os dados do texto legíveis.

Fique atento a esse ponto principalmente se você precisa imprimir etiquetas em tamanho reduzido e textos muito pequenos. Basicamente, hoje existem 3 resoluções de impressão para as principais marcas de impressoras do mercado: 203 DPI, 300 DPI e 600 DPI.

Verifique as opções de acessórios

Existem algumas funções que podem estar localizadas na própria impressora ou surgirem como opção de acessório externo. Veja mais sobre isso a seguir!

Etiqueta especial

Algumas etiquetas especiais, principalmente aquelas que precisam usar fita de resina, geralmente requerem equipamentos para trabalhar por muito tempo em altas temperaturas. Nesse caso, impressoras mais potentes são usadas para melhor atender à demanda.

Destacador

O destacador é muito útil em linhas de montagem e processos industriais, pois pode separar a etiqueta do papel de suporte, o que agiliza bastante o uso.

Sensor móvel

A maioria dos modelos industriais tem sensores móveis transmissivos e reflexivos, enquanto os modelos de impressora de mesa não têm esse recurso. Sensores fixados na posição incorreta podem não ser capazes de ler corretamente etiquetas redondas ou especialmente cortadas com formatos especiais, impedindo a impressão.

Rebobinador interno

Após a impressão, a etiqueta é rebobinada para um segundo rolo, de etiquetas já prontas. Essa função é muito útil quando a etiqueta é utilizada em local distante daquele de impressão, ou quando é impressa em outro local. Em vez do rebobinador interno da impressora, um rebobinador externo pode ser adquirido para realizar essa função. Nesse caso, a peça fica localizada na parte frontal da impressora.

Por fim, destaca-se que há inúmeras marcas e modelos de impressora de etiquetas no mercado hoje em dia que são adequados para as mais variadas aplicações em todo tipo de negócio. Portanto, é essencial escolher o modelo certo, considerando todos os pontos mencionados neste post.

A Luz Automação pode te ajudar nessa missão! Nós somos uma das maiores e mais conceituadas empresas de automação industrial e comercial do estado de Minas Gerais, disponibilizando soluções para automatizar os processos de sua empresa.

Agora ficou muito mais fácil escolher uma impressora de etiquetas, não é mesmo? Aproveite e conheça nossos modelos, que podem alavancar o seu negócio!