Constantemente, a insegurança na gestão de academia se faz presente, mas essa situação é normal. De fato, ficar à frente de decisões que definem o caminho de seu empreendimento não é uma tarefa fácil.

Dessa forma, o acompanhamento dos processos como um todo é a melhor maneira de obter sucesso para a empresa. O mundo fitness apresenta diversos aspectos especiais que solicita ainda mais cuidado.

Isto posto, o acirramento do mercado faz com que as novidades tornem cada vez mais precisas para se destacar, e, para isso, é fundamental muito planejamento, boa gestão, decisões estratégicas, investimento no atendimento ao aluno e bom relacionamento com equipe. Continue a leitura e aprenda mais!

Tenha uma boa gestão financeira

A gestão de academia conta com um conjunto de métodos que contribuem para o seu bom funcionamento. Quando abordamos sobre gestão financeira, por exemplo, há várias ferramentas capazes de automatizar os processos, como a realização de pagamento da mensalidade dos clientes ou retirada de boletos e notas fiscais.

Em vista disso, o gerenciamento de todo o fluxo de caixa da academia será uma tarefa menos complexa.

Contudo é necessário que o gestor de finanças tenha um bom conhecimento do ramo para conseguir inserir e desenvolver conceitos inovadores em relação ao segmento do mundo fitness e das ferramentas que tem a sua disposição.

Ter um planejamento estratégico é fundamental para traçar metas e os principais meios a serem usados para atingi-las. Além disso, precisa-se manter o total controle dos usuários e dos seguintes dados:

  • total de alunos;

  • cancelamento de matrículas;

  • novos frequentadores;

  • índice de inadimplência;

  • taxa de renovações.

Essas informações poderão ajudar o investidor a antecipar situações financeiras conflituosas na academia e a idealizar ações de marketing certeiras.

Invista em bons softwares

Os softwares de gestão financeira para academias possibilita maior gerenciamento das finanças, deixando sua empresa mais ágil e oportunizando um feedback positivo dos alunos.

Com ele, é possível que seja mantido as cobranças e pagamentos sempre organizados e atualizados. Conheça alguns benefícios que ele pode proporcionar:

  • segurança no armazenamento dos dados, tanto dos alunos quanto da academia;

  • melhor usabilidade de plataforma, favorecendo facilidade na operação e na avaliação de dados;

  • emissão de relatórios que contribuem o empreendedor na tomada de decisões;

  • pagamento online;

  • integração com sistemas de catracas.

Fique de olho na concorrência

Além de saber tudo sobre sua academia, é necessário também conhecer o que a concorrência está fazendo para chamar novos alunos e quais os benefícios que estão sendo oferecidos para fidelizar os seus clientes. Dessa maneira, é primordial que as academias concorrentes sejam analisadas pelo seu time. É importante frisar que essa ação é recorrente no mundo fitness.

É legal visitar diariamente os meios de informações das outras organizações, com o intuito traçar um plano para ultrapassá-las.

Ou seja, por meio das redes sociais, é fácil ter acesso às vantagens oferecidas no mês, qual a modalidade que aquela academia proporciona que você ainda não oferta, quais os horários das atividades em equipe, como natação e dança. Assim, sua academia poderá adequar melhor suas atividades.

Se durante o atendimento algum aluno transmitir alguma informação sobre a concorrência, anote e elabore uma planilha para analisar possíveis mudanças.

Além disso, é importante analisar outras vantagens além dos preços, grade de horário e pacotes. Para que o gestor de academias aperfeiçoe suas ações, é preciso questionar-se:

  • o espaço da academia concorrente apresenta melhor estrutura física;

  • o local apresenta quais equipamentos;

  • os profissionais são bem mais preparados;

  • que facilidades e serviços as outras academias ofertam;

  • quais os meios utilizados que a concorrente usa para comunicar com seus alunos.

Conseguir monitorar as academias próximas possibilita encontrar pontos que devem ser melhorados em sua organização. Caso não seja possível cobrir as vantagens e as ofertas das concorrentes, é preciso ter consciência para não extrapolar o valor e criar métodos para atrair novos alunos.

Realize um planejamento estratégico

Para desenvolver, toda academia necessita de um excelente planejamento estratégico. Desse modo, antes de iniciar a realização do projeto, é fundamental obter informações, efetuar pesquisas e previsões para não ingressar em uma furada, já que é essencial delinear onde sua organização que estar em curto, médio e longo prazo.

Assim, um planejamento estratégico minucioso diminui diversas escolhas erradas que podem atrapalhar na gestão da sua academia. Por isso, se faz necessário criar um plano de negócios, ou seja, um documento descrevendo cada uma das metas e objetivos que deseja alcançar e os processos e ações a serem seguidas para que sua empresa obtenha o sucesso.

Vale salientar que um dos primeiros passos para o planejamento consiste em estabelecer o público-alvo. Visto que, atualmente, não se limita a determinada faixa etária: ela contempla tanto jovens em busca de melhorias para o corpo quanto pessoas mais velhas com o intuito de melhorar a qualidade de vida.

Nesse sentido, é primordial conhecer os frequentadores de seu empreendimento. Assim, é possível estabelecer quais as modalidades que poderão ser proporcionadas pela academia, prever os horários de maior movimento, planejar a compra de equipamentos específicos e dentre outros.

Contratar uma instituição especializada em pesquisa pode ser útil para que o empreendedor saiba quem são as pessoas que ofertarão os serviços e, assim, determinar seu público. Com essas informações, até mesmo a tarefa complicada de colocar os valores nos serviços ofertados parecerá mais simples.

Automatize os processos

Inserir sistema de gestão nos processos internos de uma academia agiliza a vida dos clientes na execução de suas atividades.

Desse modo, a gestão integrada pode ser usada para apresentar plataformas com controle dos resultados e avanços conquistados pelos alunos no dia a dia dos treinos.

automação dos processos também otimiza o tempo e ainda contribui na simplificação das ações rotineiras. Isso sem mencionar nas vantagens na área financeira, já que esses softwares podem ajudar no fechamento da folha de pagamento, nas estatísticas e no investimento para novas ações tanto nas melhorias internas quanto no marketing.

Portanto, aposte na inserção de recursos tecnológicos para o desenvolvimento das atividades dentro da academia, já que é uma ótima opção para reduzir a taxa de erros humanas e otimizar tempo, que poderá ser investido na elaboração de novas estratégias para aperfeiçoar a gestão de academia.

Gostou do assunto sobre reorganização societária? Quer continuar aprendendo mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba nossos artigos no seu e-mail.