Para ter sucesso em um açougue, é essencial escolher os melhores equipamentos para garantir ao cliente um atendimento mais eficaz e também a melhor experiência que ele pode ter. Afinal, um consumidor satisfeito pode trazer mais público e gerar mais lucros para a empresa.

Além disso, esses itens contribuem para aumentar o desenvolvimento do seu negócio, deixando para trás os concorrentes e fazendo com que sua empresa entre em destaque!

Nesse cenário, é preciso saber quais são os melhores equipamentos de açougue, quais os seus tipos e quais as medidas de segurança necessárias para utilizar esses utensílios da melhor forma possível. É sobre isso que vamos falar neste post. Confira!

Quais equipamentos de açougue são necessários?

Nos próximos tópicos, confira quais são os equipamentos que não podem ficar de fora do seu açougue.

Balança

Equipamento utilizado para pesar as carnes, a balança é imprescindível para seu açougue, já que a venda dos itens desse setor só pode ser feita por meio da correta pesagem dos produtos.

O tipo de balança geralmente utilizada é a etiquetadora, que já realiza a impressão da etiqueta logo após a identificação e a pesagem da carne. Essa é a balança mais adequada para a maioria dos açougues, já que proporciona uma facilidade muito grande na hora de embalar o alimento de forma prática e rápida.

É importante que ela esteja corretamente calibrada, para que não seja fornecida uma quantidade superior ou inferior do item comprado. Afinal, o pedido do cliente deve ser respeitado.

Moedor de Carne

O moedor de carne é um dispositivo que facilita bastante a vida do açougueiro, já que realiza a moagem da carne em questão de segundos. Além disso, é utilizado com frequência, já que a carne moída é um alimento muito requisitado pelas pessoas.

Porém, é necessário avaliar a escolha do melhor modelo desse equipamento, visto que ele pode apresentar riscos de segurança ao profissional que opera a máquina.

Vale a pena apostar também em um moedor de qualidade, que realiza essa operação de forma mais rápida e eficiente, para que não restem pedaços maiores de carne no produto final.

Leitores

Os leitores de código de barras e de QR code são aparelhos tecnológicos que facilitam e agilizam a organização do estoque do estabelecimento.

Eles funcionam por meio da leitura por laser de códigos criptografados, passando maior segurança para a organização por encobrirem os dados reais dos produtos e permitirem que somente os funcionários daquela empresa tenham acesso a eles.

Portanto, essa medida de segurança é essencial para o açougue, pois conserva em sigilo o conteúdo das embalagens recebidas dos fornecedores, evitando que os dados referentes aos produtos possam ser visualizados a olho nu.

Impressoras

A impressora de etiqueta é o equipamento responsável por disponibilizar o rótulo que apresenta dados para a identificação do item a ser vendido. É importante ressaltar que ela é essencial para as operações diárias de um açougue. Caso você pesquise por aí, achará alguns tipos diversos desse equipamento.

O varejista deve compreender as diferenças entre cada impressora de etiqueta para optar pela melhor para o seu açougue e, dessa forma, otimizar de forma efetiva a operação.

Os benefícios de contar com um processo eficiente de identificação de produtos são notados em atividades primordiais do estabelecimento, como o processo de precificação. Por essa razão, não dá para realizar a escolha sem procurar compreender anteriormente as peculiaridades da impressora de etiqueta.

Logo abaixo, veja mais alguns detalhes sobre essa impressora e conheça outra ferramenta importante: a impressora de cupom fiscal.

Impressora de etiquetas

Responsável pela identificação dos produtos, a impressora de etiquetas apresenta o valor final a ser pago pelo cliente, bem como a descrição do produto e o seu código de barras.

Para que seja aproveitada da melhor forma possível, ela pode ser interligada à balança, fazendo com que o produto, ao ser pesado, emita a etiqueta sem a necessidade de digitação pelo funcionário. Isso diminui o tempo gasto para entregar o item ao cliente.

É importante também avaliar quais os modelos presentes no mercado e escolher uma impressora de qualidade, que traga menos problemas com os erros de impressão. Se a qualidade da impressão for comprometida, o código de barras pode sair apagado, e o caixa terá problemas com a leitura.

Impressora de cupom fiscal

Para cumprir com as regras e exigências fiscais, é obrigatório que o estabelecimento emita o cupom fiscal ao cliente, e nada mais apropriado que uma impressora para essa finalidade. Ela facilita o dia a dia do funcionário por apresentar maior agilidade na emissão desses documentos, menos espera do cliente e, consequentemente, maior satisfação por parte dele.

Serra fita

Responsável pelo corte de pedaços de carne maiores, a serra fita facilita bastante a vida do açougueiro por fazer o “trabalho pesado”. Para essa máquina, o mais indicado é utilizar as lâminas de aço inox, que duram mais e contam com uma maior precisão.

Como esses dispositivos são de utilização delicada, já que podem apresentar um risco ao operador, é de extrema importância adquirir uma serra fita de qualidade, a fim de garantir as medidas de segurança e impedir a ocorrência de qualquer acidente.

Misturadeira de carne

Especialmente fabricada para a produção de alimentos embutidos, a misturadeira de carne é outra alternativa para ajudar na dinâmica do açougue. Ela faz de maneira homogênea a mistura das carnes com os temperos e os condimentos, proporcionando maior qualidade ao seu cliente.

Por fim, lembramos que a escolha de uma boa marca desses equipamentos é essencial para o sucesso do seu negócio. Além disso, esses itens devem conter todas as especificações de segurança, a fim de que não apresentem riscos. Ainda, os equipamentos de açougue devem ser de qualidade, para que não tragam gastos futuros com manutenção e desperdícios.

Então, gostou de saber quais são os melhores equipamentos para o seu açougue? Se você quer entender mais sobre os itens do seu estabelecimento, aproveite a visita ao blog e confira nosso texto sobre os tipos de balança para varejo e suas regras de utilização!