Quem não valoriza o conhecimento? É tão vantajoso para a carreira de um profissional quanto para a empresa em que ele trabalha. Por isso, todo o treinamento e capacitação oferecidos por uma organização a seu funcionário só podem trazer bons frutos.

Principalmente numa época em que se fala muito em atitude de dono, ou accountability, esses benefícios são ainda mais importantes para motivar sua equipe e fazer com que ela vista a camisa de verdade.

E o melhor é que isso tudo também traz impactos positivos nos resultados da empresa.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar 4 motivos para investir no treinamento e capacitação da sua equipe. Boa leitura!

Diferença entre treinamento e capacitação

Antes de falarmos nas vantagens, vamos entender o que é um e outro. O treinamento está mais ligado às habilidades daquele profissional como um todo, para que ele possa agregar mais valor à organização. Um exemplo seria um treinamento de lideranças.

Já a capacitação é o processo de obtenção de conhecimento específico para o cargo. Isso é alguém que trabalha no estoque receber um curso sobre o software de controle de estoque, por exemplo, o que vai facilitar o trabalho que aquela pessoa faz.

Redução de custos

Os custos dos erros humanos às vezes não são contabilizados. Por isso, é tão difícil enxergar o retorno do investimento em treinamento e capacitação, mas ele existe e vamos mostrar como.

Imagine aquela mesma pessoa que trabalha no estoque. Ela pode fazer seu trabalho muito mais rápido se souber usar a ferramenta de controle, certo? É muito mais provável que seu estoque tenha números confiáveis e que vão ajudar a saber o quanto é preciso comprar de matéria-prima ou o quanto é possível vender.

Com isso, você não tem que empatar dinheiro nesse processo e pode investir em melhorias da empresa e, como consequência, aumentar seus lucros.

Diferencial de mercado

Investir em treinamento e capacitação faz com que você se diferencie dos seus concorrentes. Assim, você terá sempre os melhores talentos ao seu lado.

Além disso, funcionários bem treinados e satisfeitos atendem melhor o cliente. Com um bom atendimento, você ganha clientes fidelizados e, quem sabe, eles ajudem também a promover o seu negócio.

Diminuição do turnover

Ter um turnover alto significa que seus funcionários estão entrando e saindo da empresa com pouco tempo de casa. Isso pode acontecer por vários motivos, desde os salários até o tipo de gestão.

No entanto, quando você melhora um aspecto, como oferecer treinamento e capacitação, isso é notado. Os funcionários percebem que estão sendo valorizados e o ambiente de trabalho também melhora.

Aumento de vendas finalizadas

Quando o funcionário de vendas não conhece bem o que está vendendo, ele não consegue relacionar a necessidade do cliente com aquele produto. Colaboradores que sabem todas as características do produto conseguem fechar mais vendas pois identificam o que o consumidor procura. Então, com funcionários bem treinados, suas vendas aumentam. 

Entendeu por que treinamento e capacitação são importantes? Então, comece a destinar uma verba para esses benefícios e lembre-se de medir seus resultados antes e depois para constatar a eficácia.

Quer acompanhar mais conteúdos como este? Então siga-nos no Facebook, no Instagram e no Twitter.