Sendo um ambiente totalmente sintonizado com a superação e a busca por melhores resultados, nada melhor do que contar com uma empresa de automação para dar um upgrade em sua academia. Ao inserir a tecnologia como parceira, o seu negócio oferecerá diferenciais, ponto crucial na fidelização dos alunos.

De olho no sucesso na gestão do seu empreendimento, vamos mostrar neste post dicas imperdíveis para você fazer a escolha certa de uma empresa que realize uma automatização atraente e de qualidade. Confira!

Por que automatizar uma academia?

Atualmente, a tecnologia faz parte do cotidiano em todos os sentidos. Ela está na mobilidade urbana, no sistema bancário, nas escolas, nos pedidos de alimentos e, claro, nas academias.

Ao automatizar o seu negócio, haverá inúmeros benefícios tanto na gestão quanto na satisfação dos clientes. De catracas eletrônicas até uma visão sistêmica dos processos internos, uma empresa de automação auxilia imensamente na melhoria do serviço prestado.

Além disso, a tecnologia é fundamental no controle dos treinos por parte dos alunos, contribuindo com a conquista de objetivos e metas previamente estabelecidos juntamente dos educadores físicos.

Sabendo-se que as pessoas sempre estão com dispositivos móveis no momento dos treinamentos, nada melhor do que ofertar um aplicativo que faça planos de treinos e o devido acompanhamento dos resultados.

Ao contar com uma empresa de automação, a sua academia ainda poderá obter dados referentes à rotina dos alunos que ajudarão nas campanhas de marketing e também no aumento da produtividade, otimizando o tempo e ainda reduzindo os custos.

Dessa forma, o relacionamento com os clientes será fortalecido, trazendo uma fidelização e consequente aumento da lucratividade. Entre os processos que podem ser automatizados, podemos citar:

Catraca de entrada

A catraca eletrônica é uma maneira sofisticada de dar boas-vindas aos seus alunos. Com a tecnologia, é possível melhorar a experiência dos clientes, principalmente por meio da biometria.

Assim, os alunos não dependerão de carteirinhas ou outros documentos para entrar na academia e terão uma recepção sofisticada, além de toda a segurança que o sistema oferece, evitando inclusive a presença de estranhos.

Essa tecnologia auxilia na identificação dos inadimplentes e também tem um maior controle das entradas e saídas, coletando dados que serão úteis nas tomadas de decisões.

Planos de treinos

Como já citado, a automação vai bem além do que a gestão da academia. A tecnologia elimina as antigas planilhas de papel e deixa tudo online, facilitando o acesso dos alunos e também a observação das estatísticas.

Dessa maneira, é possível verificar a evolução nas atividades tão quanto auxilia no melhor controle dos alunos, que podem remarcar aulas, solicitar exames de condicionamento e afins.

Outra vantagem é o acesso a informações sobre saúde, dicas de treinos e até mesmo a possibilidade de pagamento via celular, ou seja, a experiência do aluno fica bem atrativa.

Gestão integrada

No aspecto administrativo, a automação interliga todos os setores da academia em um mesmo software, ou seja, o gestor terá uma visualização geral de tudo o que acontece no negócio. Do número de novas matrículas à folha de pagamento.

Com isso, os processos ficam mais ágeis e com menos erros, sendo essencial na organização interna. É possível saber a quantia correta das entradas e saídas financeiras, aspecto importantíssimo na hora de fechar o caixa do mês.

Ao introduzir um software de gestão integrada, a sua academia poderá ter um controle rigoroso sobre horas extras, pagamento de fixos e prestadores de serviços (PJs), ou seja, todos os setores terão acesso ao sistema por meio de um login e senha.

De sua sala, o gestor poderá saber que aulas estão acontecendo, quantos alunos estão na academia e quanto foi depositado em determinado dia na conta tão quanto os pagamentos realizados.

Trata-se de uma excelente alternativa para melhorar o desempenho administrativo, evitando erros e auxiliando nos controles necessários para afastar possíveis surpresas indesejáveis ao longo do mês ou de um semestre.

Controle dos colaboradores

A automação também está presente no relógio de ponto para o controle das horas dos colaboradores sejam eles efetivos ou não.

As informações são em tempo real, fazendo com que o Departamento de Recursos Humanos tenha um melhor olhar sobre a dinâmica diária.

Ao introduzir o relógio de ponto digital, a sua academia terá relatórios sendo emitidos constantemente, aspecto fundamental para evitar problemas jurídicos.

Melhoria na comunicação

Com as informações mais precisas, a comunicação torna-se ágil. Assim, a solução de determinados problemas fica bem mais rápida.

Se um equipamento estiver com algum dano, por exemplo, a manutenção será rapidamente comunicada para solucionar a situação tão quanto a necessidade da compra de produtos que estejam acabando no estoque.

Dessa forma, a infraestrutura sempre estará adequada e com o que é preciso para manter a satisfação dos clientes, melhorando a imagem da sua academia.

O que considerar na hora de escolher uma empresa de automação?

Agora que você já sabe a importância de contar com uma empresa de automação, vamos apresentar alguns aspectos que devem ser considerados no momento da escolha. Afinal, trata-se de um investimento que merece uma parceria sólida e de qualidade.

Verifique o histórico da empresa

A primeira dica é básica. Analise o histórico da empresa de automação, a carteira de clientes e a credibilidade no mercado.

A Luz Automação, por exemplo, está há mais de 25 anos no ramo e tem Know-How garantido na área, com soluções para vários tipos de negócios, inclusive academias.

Analise a disponibilidade do investimento

Ao escolher uma empresa de automação, haverá diferentes tipos de produtos e planos para você introduzir em sua academia.

Nesse momento, vale a pena fazer um planejamento dos gastos de acordo com o seu fluxo de caixa. Também valorize o que realmente será útil no negócio.

Portanto, é importante avaliar a capacidade de investimento para você não ter problemas na gestão, fazendo com que a parceria seja bem-sucedida.

Observe os serviços oferecidos

Como citamos ao longo deste post, há diversos tipos de serviços na área de automação que podem ser introduzidos em uma academia.

No momento de escolher uma empresa do setor, verifique se ela é capaz de atender a todas as suas demandas e se tem um suporte adequado para manutenções e consultorias, inclusive treinamentos direcionados aos colaboradores no momento da instalação.

Assim, o processo será mais tranquilo e com maior possibilidade de adaptação em um curto período de tempo, facilitando a rotina interna tanto dos colaboradores quanto dos alunos.

Seguindo as nossas dicas, certamente a escolha da empresa de automação estará dentro do que há de melhor no mercado, ou seja, a sua academia contará com um suporte adequado e alicerçado em uma parceria de sucesso.

Viu como é importante ter consciência no momento de escolher uma empresa de automação? Quer o melhor para sua academia? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e conheça nossos planos!