Com uma grande ideia e muita força de vontade, você resolve empreender. No entanto, depois de um tempo, seu negócio começa a crescer e as tarefas se acumulam. É nessa hora que um sistema de gestão empresarial pode fazer muita diferença.

Ter um software de gestão pode ajudar em toda a rotina de controle da empresa, promovendo uma maior integração entre os colaboradores. Ainda não sabe como isso é possível? É o que explicaremos no post de hoje. Confira!

O que é um sistema de gestão empresarial?

Também conhecidos como ERP (do inglês Enterprise Resource Planning), esses sistemas são ferramentas que integram todos os dados da empresa em uma única plataforma. Assim, todos os processos gerenciais, operacionais e administrativos são controlados em um mesmo lugar.

O software pode ser instalado em um servidor local ou na nuvem. Nele podem ser concentradas todas as tarefas de contabilidade, finanças, recursos humanos, controle de estoque, de vendas e o relacionamento com fornecedores e clientes. Cada sistema é configurado em módulos, de acordo com as necessidades da empresa.

Por que implantar um ERP na sua empresa?

O sistema de gestão empresarial permite que os gestores acompanhem todo o desempenho dos diferentes setores da empresa, com uma maior integração entre eles. É uma maneira de automatizar as tarefas, de modo a otimizar a rotina e o trabalho.

Um das grandes funções do ERP é gerar relatórios completos, que mostram o panorama completo da empresa. Com isso, é possível fazer um planejamento mais realista, com tomadas de decisões mais assertiva.

Será possível acompanhar melhor as entradas e saídas do estoque, por exemplo, evitando gastos desnecessários ou problemas de abastecimento. Pode-se entender melhor o fluxo de caixa, avaliando a necessidade de empréstimos e a redução de custos.

Quais são as vantagens de adotar esse sistema?

Todos os setores da empresa são beneficiados pela adoção de um sistema de gestão empresarial. Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • automatização e otimização de processos;
  • integração entre todas as áreas da empresa;
  • comunicação dos diferentes canais de venda;
  • melhor aplicação de capital de giro, devido ao maior controle do estoque e do fluxo de caixa;
  • redução do retrabalho e melhor divisão das tarefas pelos colaboradores, por meio da automação;
  • diminuição da burocracia na emissão de notas fiscais eletrônicas e na gestão de documentos;
  • maior eficiência operacional, com a redução de custos e maior lucratividade;
  • back up automático, com mais segurança e sigilo nas informações;
  • ao utilizar na nuvem, facilita o trabalho remoto e a colaboração entre os funcionários, proporcionando maior mobilidade;
  • facilita a gestão de pessoas e o controle do trabalho dos colaboradores;
  • otimiza a tomada de decisões, permitindo que o gestor se dedique mais a outras funções estratégicas.

Assim, se seu objetivo é reduzir custos, aumentar a lucratividade e ter um maior controle estratégico do negócio, você precisa conhecer um sistema de gestão empresarial. Com certeza, essa ferramenta poderá fazer com que a sua empresa alcance melhores resultados.

Gostou de saber sobre sistema de gestão empresarial? Quer entender melhor sobre ERP? Entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas e veja como nós podemos ajudá-lo!