A falta de um controle de ponto na empresa é um dos principais motivos de ações trabalhistas no Brasil. Por isso, quanto mais preciso for o registro da jornada de trabalho dos funcionários, mais provas você conseguirá em um eventual processo na justiça.

Desde 2009, a Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estabelece que as empresas com mais de 10 funcionários precisam utilizar um Relógio Eletrônico de Ponto (REP) para fazer o registro das entradas e saídas dos empregados.

No entanto, diante da segurança desse tipo de sistema, ele deveria ser utilizado por qualquer empresa independentemente do seu porte.

Para que você entenda as vantagens, preparamos este artigo com os motivos para investir em um controle de ponto eletrônico no seu negócio. Vamos lá?

Oferece segurança e credibilidade para a empresa e os seus colaboradores

Todo processo feito manualmente está sujeito a falhas. Errar é normal, porém, os erros se tornam prejudiciais para a empresa quando ocorrem com frequência. Imprecisão na anotação de entradas e saídas, descuido na contabilização de horas extras ou esquecimento do registro de faltas são erros perigosos.

Em vista disso, um sistema de registro eletrônico da jornada de trabalho é indispensável para fazer a marcação de forma automática, com relatórios livres de dúvidas e erros. O relógio de ponto digital permite que uma empresa monitore as atividades dos funcionários medindo a produtividade, acompanhando a presença, garantindo a segurança e coletando provas das horas trabalhadas.

Facilita a tomada de decisões estratégicas

Por meio dos relatórios gerados pelo registro de ponto, é possível ter uma visão mais clara da produtividade dos seus funcionários. Desse modo, você poderá usar os dados disponíveis para aplicá-los em indicadores de desempenho ou para realizar melhorias na gestão de pessoas e diminuir a rotatividade de talentos.

Com esses dados, você pode determinar tudo, desde salário adequado, benefícios, impostos, tamanho ideal da equipe, preços de produtos até as melhores ferramentas de trabalho.

Sem mencionar que, se houver algo que você deva saber sobre um funcionário específico, saberá objetivamente — não intuitivamente. Por exemplo, será possível identificar se um determinado colaborador aumentou a sua produtividade sem precisar fazer mais horas extras.

Proporciona eficiência no controle de ponto na empresa se o aparelho tiver biometria

Utilizar um sistema com biometria, como o Relógio de Ponto Proveu Kurumim REP (biométrico e cartão de proximidade), é ainda mais seguro e eficiente. A facilidade da tecnologia biométrica para rastrear o tempo de trabalho dos funcionários elimina problemas tipicamente associados aos sistemas tradicionais de relógio de ponto.

Com o aumento de casos em que os funcionários têm colegas de trabalho trabalhando dentro ou fora do escritório e registrando as horas trabalhadas de forma fraudulenta, os empregadores recorreram à nova tecnologia para reduzir esse problema. Assim, um leitor biométrico de impressões digitais captura dados exclusivos da mão de cada funcionário, evitando qualquer tipo de fraude.

Desse modo, após anos de acompanhamento manual das horas de trabalho de cada funcionário, o avanço tecnológico proporcionou uma nova e poderosa tecnologia biométrica que automatiza o processo de autenticação sempre que os funcionários acessam a sua empresa.

Ao adotar um controle de ponto na empresa, é possível ter uma maneira precisa e confiável de determinar se um funcionário estava realmente presente no local de trabalho a qualquer momento.

Você já conhecia os benefícios do controle de ponto na empresa? Para receber mais materiais como este, curta a nossa fanpage e fique por dentro das novidades!