Existe muita incerteza sobre a gravidade do avanço do novo coronavírus por todo o mundo. Nesse cenário, as organizações têm enorme responsabilidade e podem utilizar medidas relevantes para auxiliar no combate à propagação do vírus ou para compartilhar informações com mais credibilidade.

No atual contexto em que vivemos, é extremamente importante o controle de acesso de visitantes que frequentam as academias, pois os clientes poderão contar com mais tranquilidade e segurança, inclusive com relação à sua proteção contra o vírus.

Neste post, falaremos mais sobre a importância do controle de acesso de visitantes, especialmente em tempos de pandemia. Acompanhe!

Para que serve o controle de acesso de visitantes e quando utilizá-lo?

Devido ao enorme fluxo de pessoas em academias, pode ser muito complicado mensurar a frequência de alunos e funcionários. Em contrapartida, medir o número de pessoas que frequentam o ambiente de treino continua sendo primordial não somente para gerir o funcionamento do local, mas também para assegurar a proteção dos frequentadores, especialmente perante a pandemia do coronavírus.

O fato é que o controle de acesso serve para ter uma visão melhor da gestão de sua academia, possibilitando também o acompanhamento financeiro dos seus alunos e dos horários de entrada e saída de professores, clientes e outros colaboradores. Por meio dele, também é possível conseguir dados precisos por meio de relatórios gerenciais de despesas e faturamentos, descritos em listas simples, detalhadas ou gráficas.

Além disso, ele impossibilita que indivíduos não autorizados tenham acesso ao interior do estabelecimento, onde poderiam utilizar os equipamentos sem serem matriculados. Também contribui para a segurança de seus alunos e colaboradores, evitando que objetos possam ser roubados no recinto.

Ainda, diante da pandemia do novo coronavírus, com essa ferramenta de acesso, é mais fácil conseguir ter controle sobre o vírus e evitar contágios.

Quais os benefícios do controle de acesso em academias?

A seguir, vamos conferir, com mais detalhes, por que é interessante adotar o controle de acesso nas academias e quais benefícios essa prática pode trazer.

Cronograma de atividades realizado a partir da frequência

Devido ao fato de as catracas eletrônicas realizarem a contagem das pessoas que entram e saem da academia, fazendo o registro dos horários de entrada e saída de alunos e colaboradores, fica mais fácil averiguar o tempo que cada cliente fica no local e os horários que os professores costumam chegar.

Com esses dados, é possível que os treinadores da academia criem um cronograma com as atividades possíveis de serem realizadas nesse tempo em que os associados ficam no ambiente de treino e separem as aulas conforme cada período do dia.

Balanço financeiro favorável

Quantos colaboradores estão trabalhando em sua academia? Quantos alunos frequentam a academia e quais são os períodos com fluxo maior? As respostas para essas questões são conseguidas em tempo real, por meio das catracas eletrônicas.

O controle de acesso nas academias possibilita que você consiga saber quais são os alunos que estão em dia com as suas mensalidades e quais estão em atraso, quais colaboradores têm cumprido sua jornada de trabalho, se existem horas extras a serem pagas e qual é a movimentação financeira do seu estabelecimento. Com essas informações em mãos, será possível investir em algumas estratégias:

  • projetar despesas e receitas, por meio do histórico de frequência dos alunos;
  • criar ações de marketing e promoções que consigam atrair alunos para aulas e horários com menos fluxo;
  • saber quais são as atividades com uma frequência maior de alunos para que, assim, seja possível contratar professores e investir em melhorias, como a compra de novos equipamentos de treino.

Identificação de quem circula pelo ambiente

Não são somente professores e alunos que costumam frequentar a academia. De vez em quando, prestadores de serviços circulam pelo local, para o conserto de algum equipamento ou para manutenções estruturais. Nessas situações, o controle de acesso em academias é útil para identificá-los e não confundi-los com possíveis invasores.

Reforço na segurança interna

O reforço na segurança é um dos maiores benefícios proporcionados pelo controle de acesso em academias, além de ser essencial não somente para que os alunos fiquem confortáveis no ambiente de treino, mas também para bloquear o acesso de indivíduos mal-intencionados ao espaço.

Redução da inadimplência

É bastante constrangedor ter que cobrar os alunos, não é verdade? Ainda mais quando existe um grande fluxo de clientes. Ao utilizar uma catraca, você consegue acabar com esses gargalos, visto que o bloqueio é realizado de forma manual, e os alunos visualizam no próprio visor que estão inadimplentes. Isso evita transtornos e situações indesejadas.

Por que esse controle de acesso de visitantes é tão importante no atual cenário da pandemia?

Academias que já voltaram a funcionar estão enfrentando vários desafios. O atual cenário, com a disseminação da Covid-19, exige muitos cuidados de toda espécie. A fim de assegurar a segurança e a higiene de todos, há algumas medidas a serem tomadas, como o controle do fluxo de indivíduos e de aglomerações, o que pode ser complexo nos horários de pico.

É essencial controlar a quantidade de pessoas em ambientes fechados e estar de acordo com as normas da OMS. Isso ajuda a evitar o contato com o vírus e contribui para a segurança e a saúde dos seus clientes. Ainda, o distanciamento social é uma ótima medida. Não é nada bom que existam muitas pessoas ofegantes em um local fechado e compartilhando os mesmos aparelhos. Nesse cenário, algumas ferramentas podem auxiliar, e uma delas é exatamente o controle de acesso.

Há uma ideia errada nas academias de que elas continuarão sendo um local superlotado, como era antes, mas não poderá ser assim. A ideia é as pessoas ficarem mais distantes, com todos os cuidados necessários. Talvez as academias maiores terão problemas financeiros, visto que precisam realizar o espaçamento, mesmo necessitando de muitos clientes. Porém, para grande parte das academias, deve ser tranquilo realizar os cuidados necessários.

Como vimos, o controle de acesso de visitantes, com outros dispositivos de segurança, pode ajudar muito a garantir a saúde dos clientes em tempos de coronavírus, evitando aglomerações. Além disso, inibe a ação de criminosos e reduz a ocorrência de roubos e assaltos, já que somente pessoas cadastradas podem ter acesso ao espaço para treinos.

Viu como é importante o controle de acesso de visitantes no momento atual? Então, não perca mais tempo e entre já em contato conosco para conhecer nossos serviços e descobrir como podemos ajudá-lo!