A pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19) trouxe muitas reflexões e demandou diversas mudanças. A economia foi afetada, e negócios dos mais diversos nichos tiveram impactos negativos ou conseguiram se adaptar rapidamente para manter a performance. Nesse cenário, o controle de acesso de visitantes se mostrou como uma ferramenta fundamental e tem contribuído muito para as empresas.

Enquanto alguns empregados precisam montar um escritório em casa no período de pandemia (pessoas que estão nos grupos de risco, por exemplo), talvez já seja possível para o seu negócio manter as portas abertas e aumentar a rentabilidade. O controle de acesso pode ser feito com a presença de um funcionário na porta. Contudo, tanto para evitar a exposição quanto para aumentar a eficiência, isso pode acontecer com a instalação de uma catraca.

Descubra a importância dessa ferramenta e impulsione os resultados da sua empresa mesmo durante a crise. Boa leitura!

Limite a quantidade de pessoas em ambientes fechados

O que fazer para que o seu negócio mantenha a salubridade em um período de pandemia? Algumas ações, como o aumento da ventilação dos ambientes, contribuem para isso, mas existe outro ponto muito importante: a limitação da quantidade de pessoas dentro dos ambientes. Afinal, é preciso encontrar mecanismos para manter a segurança de clientes e funcionários.

Para um supermercado, por exemplo, essa medida é fundamental. Assim, é possível criar uma fila de espera do lado de fora (orientando as pessoas a manterem o devido distanciamento) e ao mesmo tempo evitar aglomerações dentro do estabelecimento. O controle de acesso também pode ser muito útil em prédios comerciais e até em condomínios residenciais.

Atenda às exigências com o controle de acesso de visitantes

As regras adotadas para conter o coronavírus foram mais ou menos restritivas de acordo com cada cidade. Entretanto, o governo federal adotou medidas para ajudar na prevenção em todo o país. O comércio foi muito afetado, pois tende a promover a aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

Com o controle de acesso de visitantes, fica mais fácil atender outras exigências e ainda ter dados relevantes. Por exemplo, é possível descobrir quais são os horários de pico de movimento no seu estabelecimento. Caso surjam novas regras para controlar a propagação do coronavírus, seu negócio já estará mais próximo de atender às exigências.

Reduza o risco de transmissão do vírus com o controle de acesso

Apesar de a gestão financeira ser muito importante para a saúde de qualquer empresa, a responsabilidade social também deve estar presente. Por um lado, tomar medidas que ajudem a reduzir o risco de transmissão do vírus é uma atuação social esperada. Por outro, pode se transformar em um mecanismo que gera campanhas de marketing social para a marca.

Assim, é possível relacionar valores positivos ao seu negócio. Ao explicar para o público qual motivo leva a empresa a adotar o controle de acesso, reforçando os diversos benefícios e associando essa ação a uma medida de contenção da doença, você mostra que sua marca está junto da sociedade de forma solidária para vencer essa situação.

Deixe seus funcionários mais seguros

Uma situação de grande carga emocional tem prejudicado muitos profissionais que precisam retornar às suas atividades nas empresas. Afinal, isso aumenta os riscos de ficar em exposição ao vírus — aumentando também as chances de contágio. Aos poucos, a maioria dos negócios estão voltando a funcionar, e esse é um assunto que precisa de atenção.

Se existe um controle de acesso, isso significa que os empregados não estarão em um ambiente tão aglomerado quanto em outros estabelecimentos comerciais abertos. Além disso, outras medidas preventivas e de limpeza podem acontecer, como a medição de temperatura de todos que entrarem e a instalação de um dispenser automático de álcool gel no local.

Mostre sua preocupação e destaque seu negócio

Com a redução de contato, é preciso desenvolver novas estratégias para garantir a satisfação do cliente. Se o momento é de cuidado e preocupação para que não aconteça uma contaminação em massa, sua empresa pode e deve usar essas medidas, divulgando-as como forma de atrair mais pessoas.

Se o seu negócio consegue aumentar a ventilação dos ambientes fechados, controlar o acesso de visitantes e reforçar a limpeza e a esterilização do lugar, então é hora de contar a boa nova para atrair o público. Além disso, você pode criar alternativas para atender as pessoas de grupos de risco, como entregas delivery, reuniões on-line ou atendimento em domicílio.

Proteja as pessoas com o controle de acesso de visitantes

Se por um lado existe a crise do coronavírus, que precisa de medidas preventivas, por outro existe também a segurança de todos que visitarem sua loja. O controle de acesso ajuda a identificar todas as pessoas que entram em seu estabelecimento, trazendo maior segurança para visitantes e funcionários.

Grandes lugares, como supermercados, podem criar mecanismos para saber apenas a quantidade de pessoas que entram e saem. Entretanto, é possível desenvolver soluções mais complexas para outros ambientes, como clínicas e laboratórios.

Prepare sua empresa também para o pós-pandemia

Muitos empreendedores estão com foco total neste momento de crise, mas também é importante desenvolver uma visão abrangente. Você já se perguntou o que vai acontecer quando a pandemia acabar? Será que as pessoas retornarão às mesmas formas de convivência de antes? Provavelmente, você já deve ter ouvido falar no termo “novo normal”.

Independentemente do que acontecer, uma coisa é certa: passaremos por um longo período de adaptação. Enquanto tem gente que não se preocupa com as medidas de prevenção mesmo durante a pandemia, muitas pessoas ficarão receosas de estar em meio a aglomerações, optando muitas vezes pelo atendimento remoto.

O controle de acesso de visitantes será muito útil quando a COVID passar do seu pico. Afinal, essa ferramenta também contribui para gerar mais segurança em ambientes internos, além de ser um mecanismo para evitar inadimplências ou a falta de pagamento. Em outras palavras, essa é a solução ideal para retomar as atividades agora e será muito útil quando o período de pandemia passar.

Para entender melhor como o controle de acesso de visitantes pode ajudar sua empresa, entre em contato com a gente. Assim, conseguiremos encontrar qual é a melhor solução para o seu negócio!