Você tem um controle de acesso da sua academia? Embora pareça algo um pouco desconfortável em um primeiro momento, esse cuidado ajuda a aumentar a segurança dos alunos e a proteger o espaço.

Em tempos de pandemia, regular a entrada de pessoas torna-se ainda mais importante. Afinal, os estabelecimentos não podem funcionar em sua total capacidade, e uma academia cheia é um ambiente mais propício a contaminações.

Neste post, vamos dar algumas sugestões para que você consiga monitorar esse acesso. Acompanhe!

Por que controlar o acesso?

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens que o controle de acesso pode trazer ao negócio, separamos as principais.

Aumenta a segurança

Instituir um controle de acesso na academia é uma boa maneira de deixar o ambiente mais seguro, evitando a entrada de pessoas não autorizadas que possam oferecer algum perigo aos frequentadores, principalmente em um momento em que eles estão distraídos, como durante as aulas.

No momento em que os estabelecimentos ainda precisam atuar com apenas parte de sua lotação, para evitar aglomerações, esse controle torna-se ainda mais relevante.

Ajuda a reduzir a evasão

Outro ponto importante que pode ajudar a tomar essa decisão é a retenção de alunos. 

Dificilmente um matriculado desiste de frequentar as aulas de uma hora para outra. O primeiro sinal é começar a faltar, e aos poucos essas ausências tornam-se cada vez mais frequentes, até que o aluno desiste.

Com o controle de acesso, é possível checar as pessoas que estão começando a evadir e tomar algumas providências, como oferecer bônus ou alguma outra forma de incentivo para não perder essa matrícula.

Melhora a imagem do local

Uma empresa que tem alguma forma de controle de acesso passa uma imagem muito mais séria e profissional, o que ajuda a atrair novos alunos e a firmar o estabelecimento diante da concorrência.

Além de agregar valor ao local, um espaço que tenha esse controle passa muito mais organização e deixa o frequentador confiante quanto à seriedade na administração da academia.

Promove uma boa experiência ao cliente

A experiência do consumidor faz toda a diferença na contratação de serviços. Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam o melhor atendimento.

Por isso, além da catraca trazer mais segurança, vale a pena investir em sistemas capazes de operar de maneira eletrônica, como por cartão ou até mesmo biometria.

Além de agilizar a entrada, esses sistemas ajudam a melhorar a experiência, evitando que o aluno precise se identificar na portaria todos os dias.

Tal recurso auxilia até a gestão do local. Ao perceber que o índice de inadimplentes é grande, é possível avaliar as condições e procurar entender o que está provocando os atrasos, tomando medidas para resolver o problema.

Auxilia no acompanhamento financeiro

Em todo local ocorre inadimplência. Porém, é bem constrangedor ter que restringir o acesso por falta de pagamentos.

Por isso, um sistema de controle de acesso moderno pode ser integrado com o controle de mensalidades, avisando ao aluno quando há parcelas em atraso. Isso evita esquecimentos e também preserva o relacionamento entre a academia e o atleta.

Como fazer o controle de acesso na academia?

Com todas essas vantagens, fica fácil constatar que implementar um controle de acesso é uma decisão extremamente positiva. Contudo, podem surgir algumas dúvidas de como fazer isso de maneira efetiva.

Para ajudar, separamos alguns pontos que você deve examinar para fazer a escolha certa.

Analisar o espaço

Catracas podem ser uma solução eficiente, mas nem sempre o espaço físico comporta a instalação desse controle.

Por isso, como primeiro passo, é importante avaliar o ambiente e a entrada dos alunos. Afinal, você não quer uma fila enorme na porta, não é mesmo?

Catracas antigas podem atrasar o acesso, fazer com que os alunos percam o começo das aulas e até mesmo provocar algumas desistências.

Há diversos modelos de acesso, desde diferentes modelos de catraca até softwares de controle. Procure identificar o mais adequado para o local.

Entender suas necessidades

Outro ponto importante a ser observado são as necessidades que a sua academia apresenta. Se o volume de alunos é muito grande, talvez seja interessante contar com uma recepção com, pelo menos, dois funcionários, para solucionar dúvidas.

Em academias menores, que contam com turmas pequenas, o acesso pode ser menor e mais simples.

Identifique, além do espaço físico, a demanda do seu negócio e o que é necessário para monitorar a entrada, sem que isso se torne um desconforto para os alunos.

Realizar uma pesquisa interna

A melhor maneira de instituir mudanças sem que se transformem em um problema é conversar com os alunos.

Faça uma pesquisa interna e procure descobrir quais são as necessidades, as rotinas e o que os matriculados consideram que seria uma boa maneira de controlar o acesso.

Lembre-se de que a academia deve ser um lugar de descontração, por isso, as pessoas precisam ficar à vontade.

Com as informações dessa pesquisa, você conseguirá alguns insights sobre o melhor modelo de controle a ser implementado, como fazer isso para que a entrada dos alunos seja otimizada e de que maneira colocar o controle deixando os atletas confortáveis.

Considerar a tecnologia

Como citamos acima, hoje há diversas opções no mercado para fazer o controle de acesso dos alunos com mais conforto. Aproveite a tecnologia para isso, o que pode até criar um diferencial em torno da sua academia e destacá-la da concorrência.

Alguns softwares contam com o plano de aulas e o acompanhamento das mensalidades, incluindo o envio de lembretes aos inadimplentes. Investir na tecnologia é uma excelente solução para o monitoramento de entrada!

Ficou clara a importância do controle de acesso da academia e como você pode fazê-lo? Com esse monitoramento, seu estabelecimento ganha valor de mercado e certamente os alunos sentirão mais segurança para treinar. Além disso, esse cuidado ajuda a manter o local dentro das normas estabelecidas de combate ao COVID-19.

Se você precisa de ajuda para a instalação desse controle, entre em contato conosco! Temos controles de entrada que funcionam tanto por biometria como por aproximação de cartão, dando o conforto e a rapidez necessária para que os seus alunos frequentem as aulas!