Para o bom funcionamento de um supermercado, é imprescindível saber quais são os tipos de balança apropriados para o seu negócio. Afinal, essa ferramenta desempenha papéis muito importantes, pois facilita o processamento dos produtos que são pesados no estabelecimento.

Vale ressaltar também que não realizar a pesagem ou fazê-la de forma irregular pode ocasionar problemas graves durante uma fiscalização do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas). Diante disso, é de suma importância conhecer e cumprir a legislação relacionada a esses equipamentos.

Pensando nisso, apresentaremos a seguir seis tipos de balança, os critérios para você escolher a mais adequada às suas necessidades e a legislação a respeito do assunto. Continue a leitura para entender melhor!

Quais são os tipos de balança que podem ser usados no supermercado?

1. Balança etiquetadora

A balança etiquetadora é a mais comum no mercado. Pode ser utilizada em estabelecimentos como: indústrias, restaurantes, cozinhas industriais, padarias, açougues, supermercados e diversos outros segmentos.

Ela é destinada a pesar os produtos e imprimir etiquetas adesivas, que têm todas as informações instaladas na memória da ferramenta, dentre as quais estão o peso e o preço a ser pago pelo item em questão.

Por fim, esse equipamento é fundamental para todo o processo de venda porque é responsável por fornecer e imprimir o código de barras, que é o meio de identificação no software de ponto de venda.

2. Balança de checkout

Essa ferramenta é colocada na frente de caixa, usado por alguns empreendedores de supermercados para pesar produtos (por exemplo, frutas, legumes, pães) e analisar se o peso sofreu alguma alteração até chegar lá.

A balança de checkout apresenta diversos benefícios, como o aumento da agilidade no processo de compra, que ocorre pois ela reduz as filas ao permitir que a pesagem e a leitura do código de barras sejam realizadas no local.

Para utilizar essa balança e atender ao que a legislação pede, o estabelecimento também deverá dispor de uma balança pesadora para os clientes. Assim, eles terão a opção de conferir o peso do produto e o preço antes mesmo de chegarem ao caixa. É utilizada em segmentos como: hipermercados, supermercados, pequenos comércios e hortifrútis.

3. Balança pesadora

O único objetivo desse tipo de balança é fornecer o peso dos produtos. Como já dissemos, o seu uso é obrigatório nos empreendimentos que não têm ilhas de pesagem, uma vez que o consumidor tem o direito de saber o peso do produto antes de chegar à frente de caixa.

Essa balança também é utilizada nos setores de produção de uma loja, como a padaria. Isso ocorre porque, principalmente nesses locais, é necessário pesar os ingredientes que serão utilizados na fabricação dos alimentos.

Além disso, a balança pesadora tem uma enorme variedade de limites de peso e divisão (sensibilidade de pesagem), proporcionando, assim, o atendimento a várias necessidades do mercado. Pode ser usada em: indústrias, supermercados, açougues, padarias, cozinhas industriais, entre outros.

4. Balança de recebimento de mercadoria

A principal função dessa ferramenta é conferir os itens que foram recebidos nos supermercados. No ato de recebimento de uma compra, é possível comparar o peso total da entrega com o peso estipulado na nota fiscal.

Isso é extremamente importante, uma vez que, ao adquirir essa balança, você poderá controlar o recebimento de produtos com alto valor agregado, diminuindo os riscos de ter prejuízos.

5. Balança computadora

Para que a balança computadora seja utilizada de modo ainda mais eficaz, é preciso conectá-la a uma CPU e que ela tenha uma saída serial. Cabe à gestão buscar por esses equipamentos e implementá-los no sistema de venda. Fazendo isso, o seu estabelecimento estará à frente da concorrência, pois é uma balança muito eficiente.

Sua função principal é pesar o produto e calcular o preço final com base no preço por quilo. A maioria das versões encontradas no mercado tem capacidade de 15 kg, 20 kg ou 30 kg com divisão e pode variar de acordo com o fabricante.

O emprego desse tipo de balança é mais comum em lojas que trabalham com a venda de produtos por quilo, como supermercados, açougues, lojas de produtos naturais, hortifrútis, entre outras.

6. Balança contadora

Além de realizar a pesagem, essa balança tem uma outra função: a contagem de peças. Ao usá-la, você deverá indicar o peso unitário do produto e ela informará eficientemente a quantidade total de mercadorias colocadas no prato de pesagem.

Essa ferramenta é encontrada em diferentes capacidades. Vale ressaltar que quanto menor a quantidade de peso suportada pela balança, mais precisa ela é na contagem dos itens. Ela pode ser integrada a equipamentos como impressores térmicos e computadores.

Por fim, sua aplicação pode ser feita em estabelecimentos como: indústrias no geral e confecções dos mais diversos segmentos.

Qual é a legislação a respeito do assunto?

Algumas leis, como a Lei 8041/18, regulamentam o uso das balanças nos estabelecimentos presentes no mercado. Muitas delas já foram aprovadas e exigem um trabalho contínuo de fiscalização por meio de instituições como o IPEM. Há algumas que, apesar de já terem sido aprovadas, ainda não estão sendo colocadas em prática, mas, ainda assim, é essencial que o empreendedor as conheça.

É estipulado por lei que as seguintes informações devem ser apresentadas na etiqueta de uma balança: a descrição do produto, os ingredientes que foram utilizados na sua fabricação, a tabela nutricional, a tara da embalagem, a data de validade, a data da realização da pesagem, o preço por unidade de peso e o preço a pagar.

Há algumas leis que já obrigam que as etiquetas informem o peso líquido drenado dos produtos que são comercializados com água e o peso líquido desglaciado de alimentos que são vendidos congelados.

Neste artigo, você pôde ver quais são os principais tipos de balança utilizados, principalmente, em supermercados, bem como os critérios para fazer uma boa escolha e a legislação que rege o seu uso.

Gostou deste post sobre os diversos tipos de balanças? Então acesse o nosso site e confira as opções de balanças que oferecemos para você! Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.