O atendimento ao cliente na academia é valorizado cada dia mais. Isso se deve ao fato do crescente aumento do número de estabelecimentos desse tipo no país. Todavia, para gestores de academias, esse cenário também significa mais competitividade no setor. Antes, quando o mercado ainda estava no começo do seu crescimento, a preocupação do administrador era achar fornecedores de materiais de qualidade.

Entretanto, ao longo dos anos, foi preciso se adaptar às novas demandas da área. Assim, é primordial investir em estratégias que auxiliem na oferta de um atendimento de qualidade, com o intuito de fidelizar os clientes antigos e atrair os novos.

Neste post, listaremos 7 dicas sobre como melhorar o atendimento em sua academia e aumentar seus resultados. Confira!

1. Humanize o atendimento

Caso você deseje otimizar o atendimento ao cliente na academia, é essencial a valorização de sua individualidade. Quando um cliente recebe uma avaliação totalmente personalizada para suas metas e seu tipo corpóreo, ele se sente muito mais valorizado pela empresa. Isso pode trazer outros benefícios, como diminuição do número de lesões e, obviamente, alunos mais satisfeitos.

No planejamento financeiro, sabemos que um acompanhamento individualizado pode ser pouco viável. Na verdade, essa estratégia pode ser implantada em departamentos isolados da academia: disponibilizar, para cada contratação anual, uma avaliação física personalizada. Dessa maneira, o investimento é de certa forma suavizado, e o cliente terá um serviço especializado que é bastante reconhecido na área fitness.

2. Saiba ouvir os clientes

O fato é que nenhuma empresa sobrevive sem dar a devida atenção aos clientes. Em contrapartida, as que colocam esse aspecto em relevância tendem a satisfazer todas as expectativas deles e a alcançar bons resultados.

Assim, as academias devem ter como prioridade repensar periodicamente as melhores práticas para agradar ao seu público. Desse modo, em algumas situações, elas chegam a criar comissões especiais que objetivam o bem-estar do consumidor. Esse comprometimento com a satisfação é convertido em um cliente leal à academia, o que oferece o benefício do retorno financeiro — elemento essencial para manter a sobrevivência do negócio.

É imprescindível que quem estiver atendendo os clientes saiba de todos os serviços que a academia disponibiliza, a fim de sugerir a melhor solução para as demandas do potencial cliente. Isso serve para a recepcionista e, especialmente, para o professor, que é geralmente quem apresenta a academia para o aluno, explicando cada modalidade.

3. Forneça canais de ouvidoria

Atualmente, as pessoas estão cada dia mais imediatistas e anseiam por informações rápidas. Por esse motivo, é comum receber pedidos de horários e preços via Instagram, WhatsApp, Messenger ou site da academia. Além disso, seu negócio deve estar sempre pronto para ouvir sugestões, reclamações e elogios de seus clientes de forma eficaz.

Primeiramente, é preciso conferir se todos os canais de sua academia estão funcionando perfeitamente e se existem pessoas responsáveis por cada um deles. Com todos os canais funcionando, priorize o atendimento em si. É essencial lembrar que, devido ao fato de ser um atendimento digital, você não tem contato direto com a pessoa, logo, a comunicação é mais curta e objetiva.

Por essa razão, além de ser muito prestativo e cordial, é importante que você consiga trazer o indivíduo à sua academia. Portanto, não foque somente em valores, fale dos benefícios, mostre para a pessoa a estrutura do local por meio de fotos e tente marcar com ela uma aula experimental.

4. Crie um app personalizado

Um dos elementos que fidelizam os clientes na área fitness é a conexão que eles têm com a academia. Por esse motivo, técnicas de engajamento são constantemente usadas como uma estratégia desse tipo de estabelecimento. Aulas coletivas, corridas urbanas em conjunto e camisetas personalizadas são exemplos que já são comumente utilizados.

Todavia, é possível também usar a tecnologia a seu favor. Cada vez mais, as pessoas estão conectadas. Basta reparar, na sua academia, como os alunos ficam sempre em contato com seus smartphones. É aí que seu negócio pode se beneficiar e tirar proveito desse cenário, criando um aplicativo para a academia personalizado.

Dessa forma, é possível incluir o seu estabelecimento em todos os momentos do cotidiano do cliente e maximizar sua fidelidade. Inclusive, com o aplicativo, é possível adicionar avisos sobre feriados, datas de corridas, horários de aulas, entre outros.

5. Treine os professores

Normalmente, quem busca uma academia são os iniciantes, sem conhecimentos suficientes para as atividades esportivas. Assim, a falta de um acompanhamento profissional correto leva à prática errada de exercícios, podendo até gerar lesões. Por esse motivo, é essencial que a academia tenha professores qualificados para a função desempenhada.

É muito importante o comprometimento dos professores para atender com qualidade os clientes, pois eles estão em contato direto com os alunos. Logo, os professores representam a academia ao longo de sua prática profissional. Se eles realizarem um serviço de má qualidade ou forem descomprometidos, quem sofrerá as consequências será o seu negócio.

O fato é que a seleção dos exercícios para os alunos é realizada pelos professores. Por esse motivo, é primordial prezar pela formação acadêmica de todos os profissionais, a fim de que eles indiquem as atividades corretas para cada aluno.

6. Organize a recepção

A organização de toda a academia, principalmente da recepção, refere-se à limpeza e à disposição dos objetos, bem como às informações fornecidas. Com relação à limpeza, nem é preciso dizer que ela precisa estar sempre impecável, não é mesmo? Inclusive, se na sua recepção existirem panfletos da própria academia ou de parceiros, deixe-os organizados e agrupados.

Utilize algum suporte para acomodá-los e coloque informativos em locais estratégicos para que se torne mais fácil que os clientes os visualizem. Além disso, os objetos jamais devem atrapalhar o trânsito de pessoas ou dificultar o contato visual com os atendentes.

7. Use a tecnologia a favor do negócio

Caso você não tenha onde organizar os dados do seu negócio e dos seus clientes, de nada adiantará montar um processo de atendimento. Um bom sistema para academia pode fazer toda a diferença e auxiliar no controle sobre a carteira de alunos por consultor e professor, na análise da frequência de entrada e saída de sua academia e na busca por outras informações que permitam a criação de estratégias para atrair novos cliente e fidelizar os já existentes.

Por fim, destacamos que, com essas dicas sobre como melhorar o atendimento em sua academia, é possível melhorar a satisfação dos alunos e alicerçar as finanças do seu negócio. Para otimizar o atendimento aos clientes, realizar uma pesquisa de satisfação pode ser um ótimo passo para saber o que precisa ser melhorado. Além disso, lembre-se de que uma forma de facilitar o atendimento ao cliente na academia é utilizando a tecnologia e seus recursos a seu favor.

Nosso post foi útil para você? Viu como é possível melhorar o atendimento em seu negócio? Então, aproveite para ler mais um artigo interessante: “Como atrair clientes para academia? Confira 7 estratégias“.