Para a abertura de novos negócios, para revitalizar empresas já consolidadas ou, até mesmo, para lançar um produto inovador — em todos esses processos, é importante saber como fazer pesquisa de mercado. O objetivo desse estudo é obter o máximo de informações possíveis por meio de fontes confiáveis para basear a tomada de decisão.

Portanto, se a sua empresa se encontra em uma fase em que precisa formular novas estratégias, o primeiro passo é a pesquisa mercadológica. Aproveite para conhecer os passos necessários neste post e propicie o sucesso do empreendimento.

O que é a pesquisa de mercado?

Esse é um método utilizado para coletar informações junto ao consumidor, fornecedores e concorrentes sobre assuntos relacionados à gestão de um negócio. Com essas informações em mãos, é possível tomar decisões mais precisas ou solucionar problemas.

Essa medida também ajuda na identificação dos pontos fortes e fracos baseados nas opiniões e reclamações dos clientes.

Como fazer pesquisa de mercado?

Uma pesquisa qualificada perante os clientes é uma fonte valiosa de informações sobre os seus interesses e demandas. Portanto, dedique o devido cuidado a esse processo e siga as nossas recomendações.

Identifique a receptividade do seu mercado

O empreendedor deve ser capaz de delinear em qual segmento planeja atuar, porém esse não é o seu único desafio. A forma como o público consumidor vai reagir ao lançamento de um novo produto ou estabelecimento é tão relevante quanto uma boa ideia. Portanto, busque direcionar as perguntas para obter opiniões sobre o assunto.

Defina o público-alvo

Diversidade é importante, contudo, para conduzir essa pesquisa de forma focada, é fundamental saber qual é o público-alvo. Nessa etapa, o questionamento dever focar em qual perfil de pessoa tem as necessidades atendidas por essa tendência. A segmentação pode ser por:

  • idade;

  • renda;

  • gênero;

  • profissão;

  • demografia.

Crie um questionário adequado

Uma parte significativa do sucesso da pesquisa depende da forma como o questionário foi criado e é aplicado na prática. Portanto, considere um formato que contenha perguntas simples e diretas. Lembre-se também de realizar testes antes de definir o roteiro final para que as questões revelem as informações necessárias.

Avalie os resultados

Essa etapa tem relação com o estudo estatístico dos resultados obtidos. Muitas empresas contratam consultorias especializadas para esse propósito de tabular os dados e transcrever os resultados de forma simplificada. Essa medida garante a imparcialidade e a veracidade das informações.

Como colocar esse processo em prática?

O primeiro passo é identificar qual tipo de pesquisa será realizado. Se o seu interesse é saber a opinião dos clientes sobre a sua empresa e produtos, o formato mais adequado é uma pesquisa de satisfação. Por outro lado, se o seu desejo é medir o nível de aceitação de um novo item antes do seu lançamento, há um modelo para esse fim que exige testes e a criação de protótipos.

Outros exemplos são:

  • pesquisa de imagem de marca;

  • pesquisa de hábitos de consumo;

  • pesquisa de teste de campanha;

  • pesquisa para buyer persona;

  • pesquisa com colaboradores.

Esse é um investimento que também deve levar em consideração a disponibilidade de recursos para viabilizar o projeto. Existem empresas online que oferecem ferramentas gratuitas que podem contribuir para a primeira fase do estudo.

Contudo, se há necessidade de dados mais profundos, o ideal é contratar uma empresa especializada. O custo desse projeto pode variar de acordo com o número de respondentes e de acordo com o perfil desejado.

Com os resultados em mãos, o empreendedor deve concluir a fase de como fazer pesquisa de mercado e passar para a análise. O documento gerado deve conter informações que orientem a tomada de decisão relacionada à aceitação no mercado e qual é a melhor forma de proceder com um novo produto ou negócio.

Para continuar abordando o tema de gestão, se a sua empresa apresenta problemas com as finanças, você deve conferir o nosso conteúdo informativo sobre formas de reduzir custos e economizar recursos.