Conciliar todo o trabalho de uma academia pode ser uma atividade complexa, mas os sistemas de gestão de academia existem exatamente para contribuir para o trabalho. Em vista disso, os softwares de academia ajudam significativamente no desenvolvimento delas.

É necessário destacar que existem diversos programas que auxiliam um gestor a administrar a sua academia e eles oferecem diversas vantagens para o negócio. Agilidade, economia, visão sistêmica e redução de erros são alguns dos benefícios desses tipos de sistemas.

Dessa forma, o software para academia torna o gerenciamento do mundo fitness mais produtivo e simples. Consiste no primeiro passo para facilitar a vida de qualquer aluno e gestor do ramo. Continue a leitura e saiba como escolher um software adequado para a sua academia!

Entenda a importância de um software para academia

O segmento de serviços de academia vem ganhando destaque nos últimos anos, isso por causa da crescente busca em manter o físico em dia, seja por questões de saúde ou estéticas. Nesse sentido, oferecer um trabalho de qualidade, que satisfaça o aluno, com certeza vai muito além de apresentar os melhores professores e equipamentos, afinal, a organização é essencial.

Desse modo, um software para academia colabora com procedimentos simples, por exemplo, organização de agendas de salas, avaliações físicas e aulas. Além disso, ajuda na relação entre academia e aluno, planejando datas importantes, como aniversário e vencimento de contrato. Ele também é capaz de gerenciar todo o fluxo de pessoas que estão envolvidas na organização.

Assim, no primeiro momento é primordial saber a importância de um software para academia, já que dessa forma o empresário será capaz de escolher um bom sistema para sua empresa.

Considere a segurança

É crucial que as informações da academia estejam seguras, afinal, nenhum empreendedor quer que os concorrentes consigam ter acesso aos seus dados ou de seus clientes. Independentemente de optar pela armazenagem em nuvem ou local, é sempre bom certificar como isso será realizado.

Se o gestor optar pela armazenagem local, deverá ter servidores próprios e um time especializado. No caso de armazenagem em nuvem, é preciso verificar quais são os benefícios e a segurança que terá à disposição e se compensa para a academia.

Identifique as necessidades de sua academia

Antes de começar a selecionar o sistema de gestão, é essencial que o empreendedor esclareça quais as adversidades que deseja solucionar.

Geralmente, são diversos problemas e é fundamental manter isso em mente, já que, diversas vezes, será preciso abrir mão de alguns atributos para conseguir outros.

Nesse sentido, vale salientar o seguinte exemplo: é muito complicado achar um software completo, que apresenta todas as funcionalidades que a empresa necessita, ou vai precisar mais para frente, e que seja muito fácil de utilizar. Isso quer dizer que simplicidade e software completo, normalmente, são características conflitantes.

Nessa hora é essencial decidir qual a prioridade de seu negócio que precisa ser atendida pelo sistema. Um software completo vai solicitar uma equipe de funcionários capacitados, contudo, por outro lado, vai garantir diversas possibilidades, com flexibilidade para implementar processos da forma que for melhor para você e para os seus clientes.

Avalie a estrutura

É obrigatório analisar os equipamentos necessários para a utilização do sistema de gestão. Esse aspecto pode mudar muito de software para software, visto que, nos dias de hoje, há diversos softwares em nuvem, que não exigem um servidor local, proporcionando economia para academia.

Com um sistema de nuvem, o investidor não precisa se preocupar com investimentos em servidor e backup, ou seja, cópias de segurança, e nem em ter funcionários capacitados nesses assuntos.

Já se sua academia é maior, com uma operação mais complexa, o software local tem seus benefícios, visto que não necessita da internet para funcionar, ou seja, seu negócio não para de funcionar. Nessa situação, é preciso ter pessoas capacitadas para solucionar os problemas do cotidiano, como configuração de estação de trabalho, rede, entre outros problemas.

Avalie a fornecedora do sistema de gestão

É essencial analisar a fornecedora de software. Não é como um fornecedor de produtos que você pode trocar a qualquer momento, por causa disso, é imprescindível que o gestor conheça o histórico da empresa, suas referências de cliente e seus reconhecimentos no mercado. Pois, você não pode colocar o seu negócio na mão de um aventureiro do mercado.

Logo, não se deixe levar por uma reduzida diferença de valores. Uma empresa que conta com estrutura, profissionais capacitados e bons resultados pode apresentar valores mais altos, pois uma boa qualidade, geralmente, custa caro.

Além do mais, o sistema de gestão não é somente uma mercadoria que você compra, existem pessoas no atendimento e desenvolvimento que serão chamadas quando você necessitar de ajuda. Dessa forma, avalie com zelo a fornecedora do sistema de gestão que você vai implantar em sua academia.

Analise as funcionalidades oferecidas pelo software

O mercado oferece vários softwares com preços, propostas e soluções diferentes. Há uma variabilidade gigantesca entre os recursos ofertados.

Diversos fabricantes de software proporcionam muitos benefícios, porém só permitem determinadas funcionalidades quando o cliente paga um valor extra, o que torna um enorme perigo para o negócio. Assim, é preciso ter em mente tudo que a academia necessita.

É preciso efetuar uma pesquisa antes de escolher a melhor solução, analisando o custo-benefício de cada sistema. A organização também deve ter uma lista sobre a necessidade e os anseios em relação a um software de gestão para academia e comparar se o sistema atende a todas as áreas que precisam ser otimizadas.

Selecione um software que ajude na gestão

O ideal é optar por um sistema que controle os alunos que deixaram a academia, de modo que, por meio do relatório, a academia entre em contato para saber o motivo do abandono. O sistema precisa oferecer um módulo para que o atendente possa registar o motivo, o que ocasionará um novo relatório que informará os principais motivos para a perda de alunos.

Essas são somente algumas funcionalidades do sistema, que pode também controlar a programação para a manutenção dos equipamentos e outras tarefas vitais para o funcionamento da academia, fora as informações gerenciais, capazes de qualificar as tomadas de decisões dos gestores.

Portanto, essas dicas podem ajudar você escolher o software para academia. Seguindo esses passos você terá uma base de critérios que precisam ser atendidos na hora de assinar o contrato. Se a fornecedora do sistema atender todas as suas demandas, você realizará uma ótima escolha.

Gostou do assunto? Quer continuar aprendendo mais? Acesse nosso site e fique por dentro desse e outros assuntos!