Apesar de o segmento fitness ser bem concorrido no Brasil, ainda existem muitas oportunidades para se empreender nele — e é no marketing que várias academias estão encontrando soluções para desenvolver um diferencial. Mas quais estratégias são adotadas para isso dar certo? Se você ainda não sabe como atrair clientes para academia de forma rápida, o post de hoje deve te ajudar.

Interessado? Então descubra, a partir de agora, por que uma estratégia de marketing é tão importante para a academia e veja como colocar essas ideias em prática!

Por que uma estratégia de marketing é fundamental?

Um bom plano de marketing deve tornar a academia mais conhecida na sua região de atuação e colocá-la no radar de quem pretende trabalhar sua forma física e melhorar a saúde.

Assim, com uma divulgação constante e criativa, falando inclusive a língua dos consumidores, logo o estabelecimento conquistará a atenção das pessoas, sendo a mais lembrada pelos moradores locais. Ao contrário de muitas academias, que ignoram as estratégias de marketing, a sua pode ganhar destaque com isso, atraindo novos alunos e abocanhando a maior fatia de clientes da região num breve período de tempo.

Como atrair clientes para academia?

Agora que você já entende melhor a importância de investir em estratégias de marketing, vejamos 7 dicas que preparamos para você atrair mais clientes e se destacar no segmento fitness!

1. Forme pacotes de exercícios combinados

Em vez de vender matrículas com preços fixos a todo mundo, crie pacotes de exercícios de acordo com as necessidades e desejos dos clientes, ajustando o preço. Por exemplo: alguém que deseja só perder gordura abdominal deve pagar uma matrícula que abranja somente os custos atrelados aos exercícios dessa finalidade, no início. Isso deve tornar a mensalidade mais acessível, e o aluno obterá resultados mais rápidos.

Depois de um tempo, conforme esse aluno vá perdendo peso, recomende uma sessão complementar para o seu fortalecimento muscular. Nesse momento, com a satisfação pelos resultados obtidos, ele já estará mais suscetível a aceitar a dica, e você poderá vender mais pacotes de exercícios.

2. Promova um atendimento diferenciado

A maioria das academias não tem um relacionamento acalorado com os seus alunos, mas você pode mudar isso se aproximando mais deles. Para ter sucesso, crie uma ficha individual com as principais informações pessoais — como telefone, e-mail, redes sociais, data de nascimento, programa de exercícios e de dieta etc. Então, com essas informações em mãos:

  • surpreenda o aluno no dia do seu aniversário, com uma ligação de felicitações;
  • passe um SMS com lembrete da dieta e dos dias em que ele deve se exercitar na academia;
  • peça sugestões de melhoria etc.

O objetivo disso, no geral, é fazer com que o aluno se sinta especial, parte de algo maior. Esse sentimento deve fidelizar mais clientes, que logo indicarão a sua academia aos amigos, conhecidos e familiares.

3. Dê desconto em matrículas de grupo

Você pode fazer uma promoção de desconto no valor da mensalidade, com base no número de pessoas indicadas pelo aluno. Por exemplo: quem trouxer uma pessoa ganha 10% de desconto, quem trouxer 2 ganha 20%, e assim por diante até quem trouxer um grupo de 10 pessoas, que pode ter a mensalidade zerada (100% de desconto).

Esse tipo de promoção é ideal para atrair casais, irmãos e amigos com o mesmo objetivo. Muitas vezes, aliás, o desconto é divido entre eles, e todo mundo sai ganhando. Uma ótima maneira de atrair clientes e manter a academia lotada!

4. Faça marketing interno

Além de formar pacotes de exercícios com finalidades específicas, segmente os seus serviços e busque atender pessoas de todas as idades. Grupos da terceira idade, por exemplo, estão se exercitando cada vez mais, e atendê-los com um programa de exercícios próprios pode ser uma boa ideia para aumentar os lucros.

Já para os mais jovens, você pode usar jogo de luzes e música eletrônica, para criar uma “academia boate” — com um instrutor motivador, esse ambiente fica mais animado e divertido, atraindo mais pessoas. Além disso, promova competições internas a todas as categorias, oferecendo premiações a quem for mais participativo e alcançar os objetivos estabelecidos.

Tudo isso é marketing interno, pois a experiência gerada aos alunos deve resultar em fidelização e muitas indicações.

5. Recompense esforços

Na sua academia, sempre haverá pessoas mais motivadas e esforçadas que as outras. Elas têm determinação para alcançar seu objetivo da forma física desejada, não faltando um dia sequer e fazendo os exercícios até o fim.

Essas pessoas devem ser incentivadas em público, tanto verbalmente quanto fisicamente. Então, premie-as no início das sessões de treinamento com uma camisa personalizada da academia, uma garrafa de água moderna ou outra coisa útil para a sua rotina de exercícios. Ao fazer isso, você não só manterá a motivação dela em alta, como estimulará os outros alunos a seguirem o exemplo.

6. Faça marketing digital

Hoje, as pessoas vivem conectadas, interagindo em blogs e redes sociais na maior parte do seu tempo. Pois você deve aproveitar isso a favor da sua academia, criando perfis nas redes sociais para conseguir seguidores.

Comece pedindo que seus alunos atuais sigam esses perfis e, depois, invista em anúncios para atrair mais fãs. O Facebook Ads e o LinkedIn Ads, por exemplo, não são caros e costumam dar bons resultados nesse sentido.

Outra coisa que você pode fazer é criar um blog e canal no YouTube, de forma integrada, para postar conteúdos de valor, como dicas de exercícios e alimentação. Se achar isso muito trabalhoso, faça uma parceria com algum blog grande e já bem-sucedido que trate desses assuntos, colocando nele anúncios da sua academia nele. Isso deve atrair muitos seguidores e, consequentemente, clientes!

7. Sorteie brindes

Uma vez por semana, de forma surpresa, realize sorteios de brindes no final das aulas — lembre-se, porém, de premiar apenas quem está com a mensalidade em dia.

Você pode sortear toalhinhas de mão, camisas, squeezes, um mês grátis na academia etc. Seja como for, avise os alunos no dia dos sorteios, logo no início da sessão, para que fiquem até o final. Isso deve fazer com que eles venham às aulas para não perder a oportunidade. Se puder fazer um sorteio diário, o resultado será ainda melhor!

Bom, como você pôde ver, a maioria das nossas dicas sobre como atrair clientes para academia envolve ações internas, principalmente de interação com os alunos. Optamos por isso porque elas exigem um orçamento menor e trabalham a experiência do seu cliente. Como resultado, ele fará o marketing boca a boca, sendo o propagador da sua academia na região. Para complementar, use o marketing digital para divulgar essas ações e faça panfletagens!

Quer mais dicas como essas? Então, descubra agora como motivar alunos na academia e garantir sua presença!