O uso da tecnologia para aperfeiçoar o funcionamento de restaurantes é uma prática cada vez mais difundida entre gestores e donos de negócios. Apostar na automação comercial é sinônimo de diminuição de erros no dia a dia, mais agilidade nas tarefas e centralização das informações, facilitando a tomada de decisões.

O uso do bemacash é um dos exemplos de automação que ajuda no controle financeiro e fiscal do empreendimento. Se você ainda não adotou modelos automatizados no seu negócio ou tem dúvidas sobre esse tipo de investimento, veja alguns dos benefícios práticos da automação comercial na rotina e rentabilidade do restaurante.

Atendimento ao cliente

O trabalho dos garçons e dos demais funcionários pode ser simplificados caso eles não precisem, por exemplo, sempre se dirigirem à cozinha para fazer um pedido. Esse é o tipo de benefício que o sistema automatizado oferece a partir do uso de comandas e cardápios eletrônicos. O resultado é mais agilidade no atendimento, menor chance de erro no pedido e, consequentemente, maior satisfação do cliente.

Gestão eficiente

Outro benefício da automação comercial é o maior domínio e padronização dos processos empresariais, a partir da centralização das informações do dia a dia do negócio. Com as soluções tecnológicas, é possível melhorar a gestão financeira, o fluxo de caixa, a precificação dos pratos etc.

Visualizar com clareza as informações sobre a rotina do seu restaurante é a melhor forma de identificar as potencialidades e fragilidades do seu negócio, o que é fundamental para pensar estrategicamente como crescer.

Economia

Chega de incontáveis planilhas e cálculos que estão mais propensos ao erro, comprometem a leitura de resultados, dificultam os balanços fiscais e, por consequência, impactam na saúde financeira do seu negócio. Economize tempo e dinheiro com processos que são mais seguros e confiáveis, além de serem mais flexíveis, como o uso de softwares de gestão fiscal. 

Controle de estoque

Com o uso da tecnologia fica mais fácil fazer uma gestão de estoque a partir do monitoramento da compra de suprimentos e de vendas no restaurante. A avaliação do que tem na sua dispensa e do que precisa ser comprado fica mais fácil, evitando tanto as compras excessivas (que reduzem seu capital de giro) quanto as compras insuficientes (que comprometem a qualidade do serviço). 

Com a automação comercial, não há mais dores de cabeça e nem aquela preocupação constante com a lista de compras para o estoque.

Modernização

Todo bom gestor sabe que um ambiente moderno é mais competitivo diante da concorrência, já que chama mais atenção aos olhos dos clientes. Por isso, além de melhorar as rotinas diárias do seu restaurante, a automação comercial permite que a sua empresa se mantenha alinhada às tendências do momento. 

Para que essa automação comercial seja, de fato, benéfica, é fundamental escolher um sistema de gestão que se adapte as necessidades e características do restaurante. As soluções tecnológicas devem estar padronizadas com o perfil do local, dos clientes, com as demandas e com a proposta de expansão do negócio.

Gostou de saber mais sobre automação comercial? Deixe suas impressões nos comentários!