Você sabia que manter a empresa em dia com as contribuições tributárias é apenas o primeiro passo em um gerenciamento fiscal? Esse processo, entretanto, vai muito além e permite encontrar as melhores alternativas para diminuir os gastos com impostos.

Uma assessoria fiscal, além de oferecer esses serviços, pode prestar consultoria e auxiliar a empresa a encontrar o melhor enquadramento disponível para o seu caso. Continue a leitura e entenda por que a empresa pode perder dinheiro se não investir nesse tipo de contratação. Boa leitura!

Entenda o que é assessoria fiscal

No Brasil, os encargos tributários são altos. Empreender nesse cenário pode ser um verdadeiro desafio, já que os impostos e as taxas são responsáveis pela maior parte das despesas recorrentes em uma empresa. Por isso, saber gerenciar o valor gasto com eles a ajuda sobreviver no mercado.

Uma assessoria fiscal pode auxiliar a companhia com orientações a respeito de obrigações legais e avaliações referentes ao pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Programa de Integração Social (PIS) e outros.

Além disso, ela esclarece dúvidas referentes à emissão de notas fiscais, à necessidade de auditoria e assim por diante. Entre os serviços oferecidos por essas instituições estão:

  • análise de legislação fiscal;
  • planejamento tributário com o objetivo de reduzir legalmente os gastos com encargos;
  • assessoria relacionada à adaptação da escrituração fiscal;
  • orientações sobre as áreas tributárias.

Conheça os benefícios da assessoria fiscal

Ter o auxílio de profissionais atualizados em relação à legislação tributária e com experiência nesse tipo de consultoria é essencial para as organizações. Veja, a seguir, algumas das vantagens oferecidas pela assessoria fiscal.

Redução de gastos com impostos

A legislação tributária é muito ampla, o que significa que uma empresa pode se enquadrar em diferentes regras. A assessoria ajuda a encontrar as formas de enquadramento legais mais viáveis financeiramente, o que pode, inclusive, representar uma redução de custos.

Administração eficiente do setor fiscal

É muito mais viável para a saúde de um negócio que seus gestores se dediquem integralmente ao planejamento estratégico e às tomadas de decisão. Além do mais, a contabilidade empresarial pode ser um tanto complexa para profissionais de outras áreas.

Assim, ao contratar especialistas, a liderança pode atuar nos outros setores com a certeza de que as melhores decisões contábeis estão sendo tomadas.

Realização de alterações contratuais

Quando uma empresa cresce, há regras e contratos que precisam ser reelaborados para terem efeito legal. É o caso, por exemplo do aumento ou da redução de capital, da integração de novos sócios e da mudança no objeto social da empresa, entre outros. 

A assessoria fiscal auxilia em todos esses processos. E mais: ter o auxílio de uma assessoria fiscal é mais barato do que contratar especialistas. Afinal, elimina a necessidade de investir em despesas trabalhistas e oferece a possibilidade de ter profissionais altamente capacitados e experientes.

Se você quer ter esse tipo de serviço de forma totalmente automatizada, entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo.