A pesagem de produtos no varejo é um dos elementos capazes de garantir a otimização da produtividade do estabelecimento e, consequentemente, o aumento das vendas. Por essa razão, é muito importante escolher a balança de forma adequada.

Atualmente, o mercado disponibiliza múltiplos modelos com características e funcionalidades que podem atender às mais diversas aplicações, necessidades e expectativas. Além disso, o equipamento ideal deve possibilitar a integração de dados com o sistema de automação utilizado no negócio.

Dessa forma, ao pensar em adquirir uma balança de pesagem, o varejista deve levar em consideração alguns fatores fundamentais que podem contribuir para a redução dos custos de manutenção e o aumento da sua durabilidade.

Neste post, apresentamos os 7 principais fatores que o varejista precisa considerar ao realizar a escolha de uma balança de pesagem. Confira a seguir e boa leitura!

1. Capacidade

Certifique-se sobre a faixa mínima e a máxima de pesagem dos seus produtos para adquirir um equipamento com a capacidade que realmente atenda às suas necessidades. Assim, é possível eliminar gastos desnecessários e aumentar a precisão das pesagens.

Desse modo, se a faixa de pesagem das suas mercadorias é de 30 Kg a 300 kg, por exemplo, não há motivos para comprar uma balança de 1000 kg com capacidade superdimensionada.

Nesse caso, pode-se utilizar uma balança de 500 kg, já que a capacidade chega mais próxima à sua faixa de pesagem e tem uma divisão menor, permitindo realizar pesagens mais precisas.

2. Tipo de carga

Saber o que vai ser pesado no equipamento também é um fator essencial. Isso porque o processo para determinar o peso de alguns produtos requer o uso de equipamentos específicos. Por isso, o varejista deve determinar o que vai ser verificado para escolher a balança ideal.

Além disso, esse fator é fundamental, pois as dimensões da mercadoria ou da embalagem que será pesada ajuda a definir o tamanho do prato do equipamento. Não é conveniente, por exemplo, pesar um produto com dimensões de 0,80 cm x 0,60 cm em uma balança com prato de pesagem de 0,50 cm x 0,30 cm.

Essa parece ser uma questão muito óbvia, entretanto, muitos empreendedores erram na hora da compra por considerar somente a massa pesada, não levando em conta o tamanho da carga.

3. Tolerância

Outro importante fator é o conhecimento do peso total da mercadoria para poder definir corretamente a tolerância do equipamento. Essa informação também é essencial para definir as faixas de pesagem no momento de escolher a balança. Portanto, verifique os limites de variação de peso aceitáveis em seu processo.

Suponhamos que o peso de seus produtos vai desde 2 kg a 2.000 kg. Nesse caso, o mais recomendável é adquirir mais de um tipo de balança com diferentes faixas de pesagens. Pois, quanto menor forem os limites estabelecidos, maior será a padronização dos produtos comercializados.

4. Velocidade

Quanto maior a precisão da balança eletrônica para venda direta, menor será a velocidade de pesagem, isso porque a leitura demora um pouco mais para estabilizar. Um equipamento de 312 gramas x 0,001 gramas, por exemplo, leva mais tempo para estabilizar a medição do que um de 200 gramas x 0,001 gramas.

Powered by Rock Convert

5. Divisão do equipamento

Antes de escolher a balança verifique a divisão. Ou seja, se o processo de pesagem exige precisão do peso não é recomendado adquirir um equipamento com divisão de 10 gramas, pois se um produto pesa em torno de 534 gramas o equipamento arredondará a pesagem para 530 gramas.

Nas vendas diretas ao consumidor, o ideal é que a balança tenha a divisão de até 10 gramas. Já para as vendas de pão francês a divisão do equipamento não pode ser superior a 5 gramas.

6. Integração com softwares

A balança no varejo é um equipamento que gera informações importantes para a contabilidade, por isso, é preciso que ela tenha a capacidade de integração com o software de gestão do estabelecimento.

Dessa forma, os dados diários de pesagens podem ser enviados para o sistema de automação, possibilitando a emissão de relatórios gerenciais, maior controle de estoque, agilidade no check-out entre outras facilidades, contribuindo ainda para a redução de possíveis perdas de insumos.

No mercado, as formas de comunicação entre balanças de pesagens e computadores mais utilizadas são:

  • RS 232;

  • RS 485;

  • Ethernet (RJ 45);

  • USB;

  • Wi-Fi.

No caso da utilização de comunicação por Wi-Fi, é necessário disponibilizar um roteador exclusivo para a balança, o que melhora o sinal e evita interferências.

7. Investimento

Para realizar um bom investimento e não ter prejuízos ou gastos desnecessários é fundamental avaliar com cuidado e atenção às reais necessidades do empreendimento.

Verifique quais funcionalidades mais se adéquam ao seu negócio e observe que quanto mais simples é o equipamento, menor é o valor a ser investido. Porém, isso nem sempre significa redução de custos, já que é preciso realizar manutenções para garantir a durabilidade.

Outro aspecto a se observar é se as balanças dispõem de dois displays — um para ser visualizado pelo operador e o outro para a visualização do consumidor. No display do consumidor deve aparecer de forma clara o peso e o valor a ser pago pelo produto. Além disso, essas informações devem refletir as mesmas registradas no sistema de gestão.

Por fim, a balança de pesagem é um equipamento indispensável para o varejo (supermercados, restaurantes, padarias etc.) e se for conservada adequadamente pode durar muitos anos.

Na hora de escolher a balança e investir na sua aquisição, é importante que o varejista tenha certeza de que essa ferramenta será a solução para a demanda do seu estabelecimento.

Portanto, analise suas necessidades de forma criteriosa, já que a escolha certa da melhor balança para seu negócio contribui para evitar usos inadequados, assim como problemas da pesagem de produtos, que acaba comprometendo a sua vida útil.

E então, gostou deste post? Este conteúdo ajudou a dar mais clareza sobre os principais fatores para a escolha de uma balança eletrônica de pesagem? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar a difundir essas informações?

Powered by Rock Convert