Você sabia que 81% dos usuários do Google estão preocupados em levar uma vida mais saudável? Sabia, também, que 60% dos fãs de esporte que consomem vídeos do gênero no Youtube praticam alguma atividade na vida real? Como a sua academia tem aproveitado esses insights divulgados pelo Google? Fazer marketing para academias é um passo importantíssimo para isso.

Os dados mencionados refletem o momento pelo qual a sociedade está passando, em que o estilo de vida saudável e a prática de exercícios com ênfase em resultados concentram grande parte dos usuários de Internet — o quarto país com mais usuários, de acordo com relatório das Nações Unidas. Ou seja, um público engajado no tema e conectado.

Ao se deparar com tanta informação, acredita que sua rede de academias precisa unir o marketing offline com o online para explorar todas as fontes de clientela à disposição? Então, confira, a seguir, cinco dicas preciosas de marketing para academias!

1. Faça um bom planejamento

O planejamento é essencial para desenvolver as estratégias de marketing. É nessa etapa que são analisados todos os objetivos e as metas da campanha, bem como a concorrência, o público-alvo, os planos de ação, entre outros fatores relevantes.

Portanto, comece a ver os pontos fortes e fracos da sua academia em relação ao que há de melhor no mercado, tenha um objetivo claro para nortear as estratégias, trace metas realistas e de longo prazo e estude os melhores canais da Internet para despertar a atenção dos consumidores.

2. Dedique parte do orçamento ao marketing

Investir em marketing digital requer um orçamento bem reduzido em comparação ao método tradicional — panfletagem, anúncios na mídia, cartazes, etc. Contudo, é fundamental que tal investimento não prejudique o negócio em outros aspectos.

Entre as empresas de pequeno e médio porte, por exemplo, recomenda-se dedicar entre 3% e 5% do faturamento anual, podendo o cálculo ser baseado no que a empresa lucrou no ano anterior.

3. Tenha um site com domínio próprio

Evidentemente, as estratégias de marketing para academias exigem que se tenha um site oficial e mais: tenha um domínio próprio. Isso porque as opções gratuitas oferecem planos extremamente limitados quanto à customização.

Um site de alta qualidade transmite o profissionalismo que muitos de seus futuros clientes esperam de uma academia. Além disso, o domínio privado permite a criação de contas de e-mail personalizadas — fundamentais para campanhas de e-mail marketing.

4. Crie a sua persona

Conhecer o público-alvo é um desafio para a maioria das empresas. No entanto, saber o comportamento do seu cliente, seus hábitos na Internet, o que ele procura e que páginas ele frequenta, por exemplo, é o que determinará a eficiência de suas ações de marketing.

Contudo, obviamente, não estamos sugerindo que você incorpore um hacker para investigar a navegação alheia. Estamos falando de realizar entrevistas e utilizar ferramentas para coletar informações gerais sobre os clientes, permitindo que se tenha um perfil ideal — isto é, uma persona.

A criação de persona consiste na elaboração de uma personagem que reúna as principais características do público-alvo, a qual servirá de modelo para as estratégias e ações de marketing.

5. Invista em marketing de conteúdo

Quando falamos em marketing de conteúdo, devemos ter em mente que os conteúdos são a razão de viver do Google, pois eles dão, aos usuários do site, grandes possibilidades de encontrarem o que procuram e, com isso, gerar receitas com seus diversos serviços de publicidade online (Google Ads, por exemplo).

Portanto, fornecer conteúdos educativos e informativos (artigos, podcasts, infográficos, e-books, entre outros), desde que relevantes para os interesses do seu público, são fundamentais para o negócio conquistar espaço na rede.

Quando o assunto é marketing para academias, conteúdos no formato de vídeo são excelentes para engajar o público. Por meio deles, a sua academia pode, por exemplo, publicar vídeos oficiais contendo aulas, exercícios e dicas de alimentação — ou seja, temas completamente alinhados com as pesquisas.

Gostou das nossas dicas de marketing para academias? Esperamos que o conteúdo tenha sido inspirador para você iniciar suas estratégias. Frisamos que contar com uma agência especializada é importante para obter os melhores resultados!

Para receber os futuros conteúdos em seu e-mail, basta assinar a nossa newsletter!