A dificuldade de gerenciar o tempo e a frequência de funcionários pode ser minimizada com a implantação de um bom sistema de registro de ponto eletrônico. A importância desse controle é ter uma representação gráfica, precisa, de tudo relacionado a horas trabalhadas e folgas.

Os donos de academias precisam saber quais funcionários estão trabalhando, quando estão em atuação e se é possível antecipar uma folga programada. Deixar de implantar um sistema de controle pode gerar custos maiores do que os envolvidos com salários e benefícios de sua equipe.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer os 4 principais benefícios que o controle de ponto eletrônico pode trazer para a sua empresa. Vamos lá!

1. Facilidade de acompanhamento

A principal razão pela qual um empregador registra a jornada de trabalho de seus funcionários é descobrir se existe algum problema que precisa ser resolvido. Os horários de chegada, de saída e de descanso dos funcionários são essenciais para garantir as operações de uma academia.

É importante realizar o monitoramento de ausências planejadas e não planejadas. O tempo de ausência de um funcionário pode parecer alguns minutos aqui e ali. No entanto, ele se acumula e, se estiver relacionado a uma doença, pode se qualificar como auxílio-doença.

2. Melhora da gestão da academia

A gestão do negócio é um aspecto importante para qualquer empresa. Os funcionários são o principal ativo e os empresários precisam saber como acompanhar sua frequência. As informações coletadas por registros de pontos eletrônicos podem determinar se o negócio está caminhando para o sucesso.

Ao monitorar o comparecimento, as empresas podem determinar quais funcionários chegam cedo, pontualmente ou com atraso constante. O relatório também ajuda a identificar quem tem mais ausências sem fornecer um motivo válido.

Esse tipo de informação ajuda nas decisões sobre qual funcionário é importante para a empresa. Aqueles que chegam para trabalhar no horário, preparados para cumprir suas obrigações, garantem que as tarefas diárias serão cumpridas.

3. Segurança para colaboradores

O acompanhamento da frequência dos funcionários é particularmente útil para a folha de pagamento. Isso garante que eles nunca sejam mal pagos porque as horas exatas são registradas, o que diminui a rotatividade. Assim, os empregadores podem calcular com precisão o pagamento de salários.

Manter registros precisos também mostra os níveis de trabalho para diferentes departamentos. Alguns podem trabalhar mais do que outros e ter horas extras consistentes. Frequência e padrões de rastreamento podem melhorar o processo de tomada de decisão de redistribuição de cargas de trabalho.

4. Proteção contra ações trabalhistas

A maioria dos empregadores não se preocupa com uma ação ou auditoria até receber uma notificação da justiça trabalhista. Por isso, é melhor estar preparado para o inesperado.

Praticar o acompanhamento preciso do comparecimento das horas e das folgas do funcionário apoiará o argumento do empregador contra uma reivindicação no tribunal.

Dessa forma, é preciso adotar um software de registro de ponto eletrônico eficaz, melhorando o fluxo e a precisão dos dados. Escolher o melhor sistema é fundamental para o sucesso da sua academia.

O registro de ponto eletrônico pode reduzir custos, aumentar a produtividade e gerar lucros para a sua empresa. As informações contidas nesses relatórios fortalecem as necessidades atuais e futuras do seu negócio. Por outro lado, uma academia que não tem informações de apoio para ajudar a estabelecer e avaliar metas e objetivos corre o risco de fechar as portas.

E você, ficou interessado em investir em um sistema de registro de ponto eletrônico para sua academia? Então, conheça as soluções que a Luz Automação tem a oferecer!