É fato que o sucesso e o desenvolvimento de uma empresa estão diretamente relacionados à retenção e satisfação dos clientes.

No mundo fitness, por exemplo, os empresários e gestores têm compreendido que precisam investir não apenas no aumento do número de alunos nas academias, mas, principalmente, em estratégias para fidelizá-los.

Além de um bom atendimento, que aumenta suas chances de permanecer no mercado e proporcionar crescimento à empresa, confira, a seguir, as dicas que preparamos para fidelizar clientes.

1. Organize eventos especiais

Os eventos consistem em um forte recurso para fidelizar clientes em uma academia. Isto é, as feiras, as corridas, as competições e as confraternizações são apenas algumas sugestões de eventos para que uma academia possa continuar com alunos engajadas com as atividades.

Vale salientar que esse tipo de estratégia garante que o dia a dia dos clientes seja mais dinâmico e interativo, permite que eles interajam e conheçam mais os colegas e, ainda, os deixam mais conectados e mais próximos do serviço que adquiriram, tornando-os os próprios fomentadores da academia.

2. Crie programas de fidelidade

Geralmente, toda academia oferta descontos especiais para contratos mais longos, mas seu negócio pode ir além. Oferte condições especiais para os alunos que, além de realizarem contratos com um maior prazo, se mantém sempre ativos e constantes no local.

Pode ser oferecendo uma aula especial, acompanhamento com um médico esportista ou até mesmo uma massagem ao final das atividades. Isso tudo para que eles se mantenham sempre próximos e ainda comentem para os amigos as vantagens de se matricular no espaço ofertado.

3. Diversifique os serviços e os produtos

Não é interesse uma academia ofertar apenas um tipo de serviço. A oferta de atividades variadas faz com que os clientes se sintam impulsionados a procurar outros meios de estímulos para alcançar bons resultados.

Desse modo, você pode ir além da oferta de equipamentos, aulas convencionais e produtos fitness, e oferecer serviços personalizados, como o crossfit, yoga e o acompanhamento de um nutricionista. 

Logo, a academia se torna um modelo, um lugar de bem-estar onde todos os frequentadores se sentem motivados em buscar o melhor para seu corpo e para sua capacidade.

4. Zele pela estrutura e o ambiente

As pessoas não gostam de praticar atividades físicas em ambientes pouco ventilados, escuros, sujos e com aparelhos em péssimas condições. Então, é preciso ter um olhar atento e cuidadoso à estrutura e verificar se o local está dando conta da quantidade de alunos.

Organização, higiene equipamentos sempre funcionando são pontos primordiais para que os clientes não partam para a concorrência.

Existem várias maneiras de aumentar e favorecer o engajamento de clientes em uma academia. Para isso, é preciso compreender qual é o tipo de público e traçar alguns métodos que vão agradá-lo da melhor forma possível, tornando-os mais satisfeitos com o atendimento de qualidade do serviço.

Nesse sentido, vale salientar a respeito da importância de contar com uma equipe bem preparada para fidelizar clientes, já que é o time de recepcionistas e de instrutores que terão contato mais próximo com os clientes.

Agora que você já sabe como fidelizar clientes em sua academia, que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Confira também nosso post a respeito da importância do treinamento e capacitação das equipes.