Em mundo cada vez mais mutável e exigente, potencializar a experiência do cliente e aumentar a produtividade são maneiras de melhorar a competitividade de um negócio.

Para tanto, o investimento em novas tecnologias tem um efeito enorme na melhoria no atendimento ao consumidor e no desempenho da sua empresa. No entanto, se você está apenas concentrado nos lucros, é provável que seu negócio perca participação no mercado.

Por isso, neste artigo, você conhecerá os tipos de automação que aprimoram a experiência dos clientes e aumentam a produtividade do seu estabelecimento.

Acompanhe!

Faça da experiência do cliente um diferencial

Os clientes não apenas compram um produto; eles percebem todo o processo de compra como uma experiência. Por isso, ela significa a soma de todos os sentimentos que ele tem antes, durante e depois de usar um produto ou serviço de uma determinada empresa.

A experiência do cliente é em resumo uma conexão emocional. Os clientes precisam experimentar por si mesmos, e isso depende da maneira como ele é tratado durante a jornada de compra. Toda empresa deve considerar isso sempre que estiver lidando com o público.

Criar essa conexão emocional com os clientes requer a combinação certa de pessoas, processos e tecnologia. Esse é o motivo que torna o mercado cada vez mais exigente, acirrando a competição entre as empresas.

Automatize, melhore a experiência e a produtividade

A base para uma boa experiência do cliente é adotar tecnologias simplificadas e automatizadas. Se os seus processos para atendê-lo forem lentos, manuais e desajeitados, é muito provável que ele não faça mais negócios com você no futuro.

Para evitar esse cenário, aqui estão três exemplos de alto valor para automatizar processos e garantir maior produtividade e melhorar a experiência do cliente em seu ponto de venda!

1. Leitor de código de barras

Com apenas um equipamento básico, como o leitor de código de barras, as empresas podem usar a tecnologia para melhorar a precisão, velocidade e eficiência do seu negócio, sem despesas significativas. Basta apenas apontar o leitor para o código de barras do produto e sua empresa ganha agilidade.

Assim, em um ambiente de varejo, loja de roupas e supermercados, por exemplo, o atendente de caixa pode usar a tecnologia de código de barras para somar o valor de dezenas ou até centenas de itens em poucos minutos.

2. Computador para caixa

Utilizar um caixa informatizado pode agregar conveniência, precisão e economizar tempo em situações em que existem longas filas de clientes. Quando o sistema é lento, as pessoas precisam ficar muito tempo de pé esperando para serem atendidas, o que impacta diretamente na experiência de compra.

Outros benefícios do computador para o caixa que contribuem para a experiência do cliente e a produtividade é a rapidez para a execução dos processos, possibilidade de integração com outros dispositivos e a interação com os clientes, criando menus interativos e ações que os surpreendam.

3. Impressora de cupom

A usabilidade de uma impressora de cupom é incomparável, reduzindo custos e poupando tempo do cliente. Elas permitem imprimir relatórios gerenciais com resumos das operações do dia, códigos de barras ou recibos. Todas essas tarefas essenciais são realizadas com velocidade e confiabilidade.

Elas também são de fácil operação e de grande versatilidade. Os modelos mais modernos possibilitam, por exemplo, que o logotipo da empresa seja impresso no cupom, o que contribui significativamente para o branding do negócio. Além disso, a impressora de cupom ajuda a diminuir os custos operacionais, pois economiza até 40% de papel.

Por isso, independentemente de o varejo estar pronto ou não, os consumidores ficaram viciados no mundo personalizado e em tempo real do cenário digital moderno. Eles esperam que o varejo siga o exemplo do mundo ágil e esteja conectado às novas tecnologias.

Dessa forma, é fundamental que o seu estabelecimento esteja alinhado com essas novas tendências tecnológicas do varejo, para melhorar a experiência do cliente e aumentar a produtividade.

Gostou das dicas de como aumentar a produtividade do seu negócio e melhorar a experiência do cliente com a automação de processos? Então, veja esse outro artigo com 4 dicas incríveis de como fidelizar clientes em ponto de venda!